Blog

Câncer de pênis: entenda o que é a doença e como se prevenir

Câncer de pênis: entenda o que é a doença e como se prevenir

Os tumores na próstata e nos testículos são os mais conhecidos tipos de câncer masculinos, mas o câncer de pênis é igualmente grave e acomete homens com mais frequência após os 50 anos de idade. Por não ser comum, poucas pessoas têm conhecimento ou informações sobre o câncer de pênis.  

Sua incidência no Brasil é baixa, cerca de 2% apenas, e ele ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Geralmente, desenvolve-se por maus hábitos de higiene e pode levar a danos irreversíveis, como a amputação do órgão genital.   

Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho. Neste post, explicamos o que é exatamente o câncer de pênis e as principais medidas para se prevenir, além dos tratamentos mais comuns.   

O que é e como acontece 

O câncer de pênis é uma doença rara, que acomete 1 a cada 100.000 homens, podendo ser maior em certas regiões do país. Apenas 2% dos diagnósticos de câncer em homens no Brasil estão relacionados a essa doença.    

Caracteriza-se pelo desenvolvimento de um tumor na região peniana, geralmente a partir de uma úlcera ou infecção provocada pela má higiene ou pelo vírus do HPV. Em seus estágios iniciais, as células malignas se desenvolvem no órgão genital, podendo espalhar pela virilha e pelo abdômen.  

Sinais do câncer de pênis   

Os sinais iniciais do câncer de pênis são:    

  • inchaço na cabeça do pênis  
  • nódulos ou verrugas  
  • erupções no pênis  
  • mudança de cor ou alterações na pele  
  • sangramentos ou fluídos com mau odor  
  • feridas que não cicatrizam  
  • manchas marrons ou avermelhadas   

É importante frisar que a presença dessas lesões não significa que se trata de um câncer. Lesões benignas, como infecções de pele, podem inicialmente ter o mesmo aspecto.  

Como é feito o diagnóstico   

O diagnóstico do câncer de pênis é feito por uma análise laboratorial da biópsia da lesão. Em grande parte dos casos, o paciente identifica as lesões e procura ajuda médica, e, após a avaliação, o profissional .indica a conduta a ser tomada.  

O diagnóstico inicial é essencial para ampliar as chances de cura, tornando o autoexame importantíssimo nesse processo. Entretanto, cerca de 50% dos pacientes procuram ajuda médica meses após as primeiras lesões.  

A biópsia da lesão suspeita é o principal meio de diagnóstico. A ressonância nuclear magnética, o ultrassom, o raio-X e a tomografia computadorizada são utilizados para avaliar possíveis metástases a distância. 

Tipos de câncer de pênis  

Em 95% dos casos, o câncer de pênis se caracteriza como um carcinoma epidermoide ligado a fatores como fimose, higiene inadequada e infecções virais. Existem outros tipos como sarcomas, adenocarcinomas e outros ainda mais raros. 

Tratamento 

O tratamento do câncer de pênis vai depender do estágio da doença no momento do diagnóstico e das condições físicas do paciente. Em estágios iniciais, a excisão da lesão ou a amputação parcial, combinadas com a radioterapia são os recursos mais indicados para a composição do tratamento. Em casos mais avançados, a quimioterapia pode ser aplicada. Quando, porém, o diagnóstico é feito em um estágio mais avançado, há um grande risco de ser necessária a amputação do órgão.   

Em grande parte dos casos, há boa probabilidade de cura. Quando a exclusão total do tumor não é uma possibilidade, o foco do tratamento é voltado para remover o máximo possível do câncer, a fim de melhorar a condição de vida do paciente e aliviar os sinais e os sintomas.   

Outros quadros que evoluem com a doença  

Com a evolução da doença ou em decorrência do tratamento radical, podem ocorrer outras patologias como incontinência urinária e disfunção erétil, que necessitarão suporte psicoterápico, além do tratamento médico. 

A esposa ou a parceira deve ser investigada, já que a infecção genital por HPV pode estar associada ao câncer do colo do útero. 

Outro ponto importante a ser abordado é o fato da possibilidade de infertilidade masculina em decorrência da doença e do seu tratamento. A criopreservação ou o congelamento do sêmen previamente ao início do tratamento do câncer preservará a possibilidade de iniciar ou aumentar sua prole. O encaminhamento a um banco de sêmen para avaliação e orientação faz parte da abordagem multidisciplinar. 

Quais são os fatores de risco do câncer de pênis  

Maus hábitos de higiene, aliados à predisposição genética, são o grande fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pênis, uma vez que aumenta a probabilidade de infecções na região peniana. Do mesmo modo, o estreitamento do prepúcio, pele que reveste a glande, também conhecido como “fimose”, pode ampliar as chances do desenvolvimento do câncer.  

Doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HPV, estão correlacionadas ao câncer de pênis, exigindo um cuidado maior do portador do vírus. Além disso, o tabagismo também é considerado um fator de risco.  

Como se prevenir do câncer de pênis  

Uma rotina higiênica adequada é fundamental para a prevenção do câncer de pênis, envolvendo a lavagem diária do órgão com água e sabão, com o propósito de evitar o acúmulo de secreção. A remoção da pele do prepúcio através da circuncisão também diminui os riscos do desenvolvimento da doença, assim como o uso de preservativos durante as relações sexuais.   

Outros bons hábitos também contribuem para a prevenção da doença. Uma alimentação saudável, o baixo consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo, por exemplo, podem diminuir os riscos de desenvolver o câncer de pênis.    

Como vimos, uma das consequências do câncer de pênis pode ser a redução da fertilidade do homem. Visando entender mais a fundo essa e outras causas da infertilidade masculina, acesse o material que preparamos sobre o assunto. 

 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.