Blog

Câncer de próstata: entenda o que é a doença, como se prevenir e o tratamento

Câncer de próstata: entenda o que é a doença, como se prevenir e o tratamento

O câncer de próstata é a forma mais frequente de tumor maligno em homens, depois dos cânceres de pele. É a segunda causa de mortalidade por câncer masculino; com prevalência maior entre negros, correspondendo a 9,6% dos casos, contra 5,6% entre brancos. 

Além da raça, os fatores de risco mais importantes são a idade do paciente e a sua história familiar. A incidência da doença aumenta com a idade e não é raro ocorrer vários casos em uma mesma família. 

O desafio é realizar o diagnóstico dessa doença o mais cedo possível e com isto propor um tratamento precoce, aumentando as chances de cura e também a qualidade e a expectativa de vida. 

Neste artigo, explicamos mais sobre a doença, formas de tratamento e prevenção. Confira! 

O que é e como acontece o câncer de próstata 

O câncer de próstata se caracteriza pelo crescimento descontrolado das células, transformando-se em tumores. Vale lembrar que nem todo tumor é maligno, ou seja, com o potencial de se infiltrar em outros órgãos. Ele pode ser diagnosticado como benigno, em que as células não provocam metástases. 

O câncer de próstata pode se disseminar de forma rápida, tornando-se letal. Não é, porém, o que ocorre na maioria dos casos. Pode-se levar anos para que a doença  se desenvolva até chegar a um estado grave. 

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata 

O diagnóstico do câncer de próstata é realizado através do toque retal e da dosagem do antígeno prostático específico (PSA). É importante a associação do PSA com o toque retal com vistas a aumentar as chances de diagnosticar a doença. A confirmação ou o diagnóstico definitivo será feito após a realização da biópsia da glândula prostática. 

Deverá ser levado em consideração que o valor do PSA eleva com a idade e por isso ele deve ser ajustado. Exames de imagem como ressonância nuclear magnética e novos marcadores tumorais serão necessários em casos especiais. 

Tipos de câncer de próstata 

O adenocarcinoma é o tipo de câncer de próstata mais comum, caracterizando 95% dos casos. Outros tipos são mais raros: tumores neuroendócrinos, uroteliais e sarcomas.     

Sintomas e tratamento do câncer de próstata 

Existem, na atualidade, várias modalidades de tratamentos propostos para o câncer de próstata, dependendo da idade, da presença de outras doenças concomitantes , do tamanho do tumor, do valor do PSA e da confirmação de metástases locais ou a distância. 

O câncer de próstata é uma doença insidiosa e se desenvolve praticamente sem dar sintomas e/ou sinais. O paciente pode, no entanto, apresentar quadro de dificuldade 

para urinar ou obstrução urinária quando já se encontra em estágio avançado. Por isso, é importante o exame preventivo a partir dos 45 anos de idade. 

O tratamento indicado para os casos de tumores iniciais e confinados à glândula prostática é a cirurgia, que pode ser aberta ou clássica, por laparoscopia ou robótica. O urologista discutirá com o paciente e sua família o que seria melhor para o caso. Outros tipos de tratamento incluem a radioterapia conformacional, a braquiterapia, a quimioterapia e a hormonioterapia. 

Complicações associadas ao câncer de próstata  

As complicações associadas ao câncer de próstata vão depender do estágio da  doença e do tipo de tratamento. As mais comuns envolvem incontinência urinária e disfunção erétil. 

Além disso, o câncer de próstata pode levar à infertilidade. Por isso, é recomendado que o paciente que recebe o diagnóstico de câncer de próstata e que tem interesse em ter filhos no futuro, procure um serviço de Criopreservação de Sêmen, isto é, uma alternativa para postergar a possibilidade de gerar um filho. 

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, menores os riscos de uma possível complicação, uma vez que os tratamentos aplicados serão mais conservadores e menos agressivos. 

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata 

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são as alterações genéticas. Além disso, existe uma prevalência de 75% de desenvolvimento da doença em homens acima de 65 anos. Outros fatores são: raça, nacionalidade e histórico familiar.  

A prevalência de câncer de próstata é maior em homens negros; por esse motivo, é aconselhado que esses  comecem a fazer o exame prostático mais precocemente.   

Como se prevenir do câncer de próstata 

Infelizmente, cada vez mais, essa doença tem acometido pacientes mais jovens,, e a prevenção é a conduta mais relevante. 

Ter bons hábitos alimentares, evitar o consumo de álcool e o tabagismo, assim como uma rotina de exercícios regulares são benéficos na prevenção do câncer de próstata. 

Outra dica são os exames periódicos, fundamentais para o diagnóstico precoce da  doença, diminuindo os riscos de fatalidade e aumentando as chances de cura.  

Caso você tenha sido diagnosticado com câncer de próstata ou esteja se preparando para o tratamento, conheça os cuidados que os homens devem ter antes de se submeterem à quimioterapia, quando necessária. 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.