Blog

Como escolher uma empresa de criopreservação para armazenar cordão umbilical

Como escolher uma empresa de criopreservação para armazenar cordão umbilical

Você está fazendo um investimento na saúde futura do bebê. Buscando garantir segurança, precisa contar com uma empresa de criopreservação capacitada.

O cordão umbilical, muitas vezes descartado, possui um material precioso. É cheio de células progenitoras hematopoiéticas, mais conhecidas como “células-tronco”. Essas células têm potencial de se multiplicarem,  transformando-se em vários tipos de tecidos e até mesmo em órgãos inteiros. Nós já falamos, em outros posts,  sobre o que são células-tronco, e, para reforçar, você pode conferir mais detalhes aqui. Visando garantir a integridade desse material por muitos anos, você precisa de uma empresa de criopreservação na qual confie. É  isso que vamos abordar neste artigo.

Existem muitas informações que devem ser previamente organizadas por você ao escolher uma empresa. Tal procedimento exige preparo e certa agilidade de profissionais da área, uma vez que a coleta de cordão umbilical deve ser feita no momento do parto (conheça o passo a passo aqui).

Por que a escolha da empresa de criopreservação é tão importante?

Devemos ter conhecimento de que as células-tronco do cordão umbilical não se regeneram, o que significa que há apenas uma quantidade limitada disponível para uso futuro. Portanto, a recuperação do número máximo de células-tronco é a maior prioridade da empresa de criopreservação. Também é importante que as células-tronco sejam armazenadas de forma segura para transplante e que estejam disponíveis pelo tempo que você precisar.

Se não tiver altos padrões de manuseio, transporte e armazenamento do material,  um banco de sangue do cordão umbilical  não poderá ser utilizável quando você necessitar. Além disso, a empresa deve ser sólida e estável, uma vez que possíveis turbulências financeiras podem afetar a durabilidade em longo prazo do sangue armazenado.

Na hora de lançar mão do material, caso esse dia chegue, existe uma série de exigências legais e médicas a ser cumpridas. Assim, é imprescindível que o banco de cordão umbilical privado esteja de acordo, garantindo que as células-tronco realmente possam ser utilizadas.

Dessa forma, nunca contrate uma empresa de criopreservação baseando-se apenas em preço. 

Por onde começar a busca por uma empresa de criopreservação?

Para obter o máximo de células-tronco da coleta de sangue do cordão umbilical, é fundamental escolher o banco com o melhor método de processamento. Na hora de um provável transplante, suas células-tronco devem estar o mais livres possível de contaminantes.

Ao escolher criopreservar células-tronco, você deve estar ciente de que vai fazer um investimento na saúde futura do bebê. Assim, para garantir a segurança desse investimento, deve contar com uma equipe devidamente qualificada.

Procure por uma empresa de criopreservação consolidada no mercado, que, além de credibilidade assegurada por profissionais de saúde, atue com um processamento de amostras livre de contaminantes. Veja algumas dicas para fazer a sua busca:

 

  • Peça recomendações a amigos e familiares, bem como ao seu médico. Procure ouvir opinião de pessoas em quem você realmente confie.
  • Ao considerar um banco, não presuma que o melhor é contratar um próximo à sua casa. O importante é encontrar o banco certo para você, seja onde for.
  • Garanta que o banco escolhido esteja de acordo com as determinações da lei e da vigilância sanitária (ANVISA).

Se possível, inicie, com antecedência, sua pesquisa por um banco de sangue do cordão umbilical. Há muito o que considerar ao escolher a empresa de criopreservação, já que será necessária a realização de alguns exames. A coleta é feita nos primeiros minutos após o parto; dessa forma, é importante que tudo esteja acertado até lá.

 

Quais são os critérios para escolher uma empresa de criopreservação?

O processo de criopreservação do cordão umbilical envolve testes preliminares, coleta, transporte até o laboratório para exames, transporte até o local de congelamento e, se for o caso, transporte até o local de terapia. Veja algumas perguntas importantes a fazer antes de decidir por uma empresa de criopreservação que garanta a segurança em cada um desses passos:

O banco oferece transporte seguro em temperatura adequada?

Enviar o sangue do cordão umbilical ao laboratório é o primeiro passo crucial para proteger as células-tronco do bebê. Depois que o sangue do cordão é coletado, as células sanguíneas e as células-tronco começam a morrer aos poucos. Expor o sangue do cordão umbilical a temperaturas extremas, muito quentes ou muito frias, acelera a morte celular.

Por essa razão, pergunte sobre o transporte do local de coleta até o laboratório e do laboratório ao local de armazenamento.

Qual o tempo de processamento das amostras?

O ideal é um limite de 48 horas entre o nascimento e o processamento do sangue do cordão umbilical para armazenamento criogênico. Portanto, procure garantir que seu banco vai processar o sangue do cordão umbilical dentro desse prazo de 48 horas após o nascimento.

Qual a experiência da empresa na criopreservação de cordão umbilical?

Procure saber da experiência do banco na preservação de amostras, há quanto tempo executa esse serviço e quantos clientes atende. Além disso, peça referências sobre os profissionais envolvidos e suas respectivas experiências.

A empresa de criopreservação é financeiramente estável?

O banco de sangue do cordão umbilical é um negócio, e negócios podem ir à falência. Felizmente, se um banco não pode mais prestar serviços, outra empresa assume o estoque congelado. Mas é importante se garantir da melhor forma possível.

Pode ser difícil avaliar, em longo prazo, o futuro financeiro de uma empresa. Veja aqui alguns pontos a analisar:

  • Pergunte ao banco que você está considerando se ele possui um plano de seguro ou parcerias com outras empresas visando cobrir estoques, em caso de desastre natural ou falha nos negócios.
  • Veja a experiência comercial da empresa: há quanto tempo essa está depositando sangue do cordão umbilical? É uma subsidiária de uma grande empresa estável? É filiada a um hospital ou a uma instituição de pesquisa?

A tecnologia do equipamento de criopreservação é atualizada?

Você deseja ter o material à disposição por muitos anos. Para isso, precisa garantir que a empresa invista em equipamentos de ponta. Pergunte sobre as tecnologias utilizadas e se estão de acordo com as determinações mais recentes.

Como contratar uma empresa de criopreservação de cordão umbilical?

Agora que você já conhece os critérios de contratação de uma empresa de criopreservação, para uma escolha informada e segura, você pode seguir com o processo de contratação. Você provavelmente terá de entrar em contato com a empresa e marcar uma visita, bem como fazer alguns exames preparatórios. É importante iniciar o processo o quanto antes a fim de ter tempo de se preparar para a coleta.

O Criovida possui uma estrutura robusta de criopreservação de amostras. O transporte é completamente seguro, e, como somos parte do Grupo Pardini, o laboratório onde são realizados todos os testes fica no mesmo prédio dos tanques de congelamento. Dessa forma, eliminamos uma das etapas do processamento, e tudo é muito seguro.

Entenda como funciona todo esse procedimento do Criovida e o passo a passo da contratação desse tipo de serviço. Faça o download do nosso material completo. 

Conte conosco para tirar todas as suas dúvidas. E não deixe de agendar uma visita conosco.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.