Blog

Como escolher uma empresa que congele sêmen humano

Como escolher uma empresa que congele sêmen humano

Escolha uma empresa que permita uma estrutura adequada para a coleta do sêmen, que utilize técnicas e infraestrutura avançadas, ofereça bom atendimento e solidez do negócio. Saiba mais. 

 

A decisão de congelar sêmen humano pode vir à tona por diversas razões, como ter uma condição de saúde desfavorável, precisar se submeter a um procedimento que possa afetar a produção futura de espermatozoides ou evitar possíveis efeitos do avanço da idade quando é necessário adiar a paternidade. Seja qual for o motivo, a intenção é sempre garantir a segurança e a durabilidade do material reprodutivo, além de passar por um processo mais simples possível. 

Em geral, a “criopreservação de esperma” (como também é chamado o “congelamento de sêmen humano”) é segura, e o procedimento de coleta, bastante simples. A possibilidade de armazenar material reprodutivo já existe desde os anos 1970, logo, não é nenhuma novidade. No entanto, com o tempo, equipamentos e técnicas evoluíram, permitindo maior segurança  no armazenamento do esperma durante um período maior. 

Por isso, é preciso escolher uma empresa que utilize técnicas e equipamentos avançados visando proteger a integridade do material biológico do cliente. Há ainda questões como presteza no atendimento, agilidade e solidez do negócio. 

Confira a seguir mais informações sobre como é feita a coleta de sêmen humano e como escolher uma empresa de confiança. 

 

Como é feito o congelamento de sêmen humano 

Geralmente, os homens optam por congelar sêmen humano porque estão prestes a se submeterem a um procedimento na região genital, como cirurgia da próstata, ou a tomar medicamentos/passar por procedimentos que possam afetar a produção de espermatozoides – como quimioterapia como parte de um tratamento contra o câncer.  

Outros homens podem apresentar uma condição médica que esteja começando a afetar sua capacidade de ejacular, como esclerose múltipla ou diabetes. Podem ainda estar prestes a realizar uma vasectomia, mas ainda querem ter a possibilidade de ter filhos um dia. 

A fim de garantir a viabilidade futura do esperma, o primeiro passo é uma análise minuciosa do sêmen humano. Ele é submetido a vários testes para  verificar se há ou não presença de agentes infecciosos que possam comprometer ou inviabilizar a utilização futura do material. 

Uma vez que o resultado dos testes aponte para a viabilidade do processamento, as amostras criopreservadas são armazenadas em tanques de nitrogênio. Aqui, é importante se certificar do grau de segurança que o Banco de Sêmen oferece para as condições de acondicionamento do material biológico do cliente, como, por exemplo, se o abastecimento dos tanques é realizado sob controle eletrônico e equipado com sistemas de alarme, se a temperatura e o nível de nitrogênio dos tanques são monitorados na rotina diária de trabalho e, periodicamente, e se  os equipamentos são submetidos a intervenções técnicas de natureza preventiva, de modo a assegurar seu adequado funcionamento

Na hora do resgate do material reprodutivo, é imprescindível controle de segurança. Uma forma de assegurar isso é a realização da localização das amostras de forma testemunhada (dupla checagem) e a disponibilidade de contêineres de transporte devidamente validados e, portanto, aptos a realizar a transferência das amostras em segurança até o local do procedimento de fertilização. 

Como você pode ver, o armazenamento de sêmen humano tem quatro fases: testes prévios, coleta, processamento/criopreservação e armazenamento. Uma vez que se deseje fazer uso do material, deve ser considerada ainda a etapa de transporte. Cada uma dessas etapas apresenta certa quantidade de risco para a integridade das amostras. Por essa razão, deve estar sob responsabilidadede uma empresa de confiança do mercado. 

 

O que considerar ao escolher um local para armazenar sêmen? 

Existem inúmeras considerações que entram em jogo na escolha de um Banco de Esperma. Algumas delas: 

  • Segurança das amostras (o ideal é ter tanques individuais). 
  • Experiência clínica do médico e do técnico, tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista clínico. 
  • Localização, estrutura e conveniência do local (você precisará ir até o local em alguns momentos, como na coleta). 

A seguir, entenda mais detalhes desses aspectos. 

 

Segurança das amostras 

Procure saber das medidas adotadas pela empresa para a segurança das amostras. O mau funcionamento de tanques é raro, mas pode ocorrer todo tipo de empecilhos. Desse modo, a robustez da estrutura, aliada à eficiência do conjunto de medidas de monitoramento e controle, refletirá no grau de segurança obtido. Afinal, a previsão é que o material fique armazenado durante muitos anos.  

Dica: procure saber como é feito o monitoramento e o controle dos tanques de armazenamento, qual a periodicidade e se já houve acidentes. 

 

Experiência clínica 

Normalmente, deve existir um corpo de médicos que supervisione processos, de preferência especialistas em aparelho reprodutor masculino e em outras áreas relativas à criopreservação de sêmen humano. Eles supervisionam os testes e ajudam a equipe a escolher as melhores amostras a ser armazenadas. 

Quando chega a hora de resgatar amostras, desses profissionais podem agir em conjunto com Clínicas de Reprodução Assistida para garantir o sucesso do tratamento

 

Localização e conveniência 

Você provavelmente terá de se locomover até a empresa para a coleta, no momento  de acertar detalhes ou para uma primeira visita. É preciso analisar essa logística. Horários e pontos de contato com o cliente também devem ser observados. 

Além disso, procure se informar sobre as medidas de segurança no transporte do material biológico. As amostras terão de ser transportadas até o laboratório de teste e até a clínica de fertilização quando chegar a hora. Nesse tempo, é necessário cuidado com a temperatura e a preservação geral da integridade das amostras.  

 

O que perguntar antes de contratar uma empresa para congelar sêmen humano? 

Aqui vão algumas perguntas que você deve fazer para entender tudo o que precisa saber da empresa que pretende contratar: 

  • Com quem falar em caso de dúvida ou de alguma necessidade? 
  • Como é o procedimento de coleta? 
  • Como é o procedimento de resgate? 
  • Como garantir a qualidade das amostras? 
  • Quanto tempo é necessário para concluir o processo
  • Qual a estrutura da empresa para o transporte das amostras? 
  • Qual a garantia financeira da empresa? 
  • Quais são os médicos e os técnicos responsáveis e suas especialidades? 

 

O Criovida oferece segurança e qualidade no serviço, com objetividade no atendimento e tem tudo o que você precisa. Possuímos equipamentos de ponta, garantindo a integridade das amostras, tanto no armazenamento quanto no envio. 

Quer saber mais de como funciona o processo de criopreservação de sêmen humano no Criovida e conhecer nossa estrutura? Preparamos um material completo pra você. Faça o download gratuitamente. 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.