Blog

Congelamento de Sêmen Humano: entenda como isso funciona

Congelamento de Sêmen Humano: entenda como isso funciona

Conciliar situações da vida de um casal para decidir o melhor momento de ter filho nem sempre é tarefa fácil. Carreira, idade fértil, estabilidade financeira. Tudo isso pesa na hora de tentar uma gestação. E, além desses, alguns fatores que fogem ao nosso controle podem impactar essa decisão.  

No caso do homem, a iminência de um quadro de infertilidade, alguma doença como o câncer ou a queda de cabelo severa – cujo tratamento afeta a fertilidade –, são alguns dos motivos que podem levar o casal a ter de repensar os planos de tentar uma gravidez. Mas, graças aos avanços da tecnologia e de pesquisas médicas, é possível prevenir e apenas adiar esses planos, e não abandoná-los. O Congelamento de Sêmen Humano por meio da Criopreservação é a técnica que permite isso.  

Neste post, vamos entender como funciona o Congelamento de Sêmen Humano, a quem ele é indicado e como recorrer a tal facilidade. Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas.  

 

Quando recorrer à Criopreservação mediante o Congelamento de Sêmen Humano?  

 

Como o próprio nome diz, a Criopreservação ou o Congelamento de Sêmen Humano é uma técnica que preserva, a baixíssimas temperaturas, um material biológico humano. Neste caso, o sêmen.    

O sêmen é o líquido que contém os espermatozoides, isto é, as células reprodutoras masculinas. Por isso, se por algum motivo o sêmen sofrer impacto de um tratamento – quimioterapia, por exemplo –, de alguma doença (varicocele é uma das mais comuns) ou de um trauma, e passar a não produzir espermatozoides suficientes ou saudáveis, a capacidade reprodutiva do homem é afetada. Isso faz com que ele perca temporária ou permanentemente a capacidade de gerar filhos.  

Assim, o Congelamento de Sêmen Humano é uma alternativa para conservar o material biológico ainda saudável, a fim de que ele seja utilizado em um tratamento de Fertilização no futuro.  

Outro motivo de recorrer ao Congelamento de Sêmen Humano é no caso de o homem querer fazer uma cirurgia de vasectomia, ou seja, procedimento cirúrgico simples que funciona como contraceptivo masculino ao interromper o abastecimento de espermatozoides no líquido seminal. Dessa forma, ele pode coletar e armazenar sêmen com espermatozoides saudáveis, se quiser utilizá-lo no futuro em um tratamento de Fertilização.  

Descubra quem deve optar pela Criopreservação de Sêmen e por que  

 

Entenda o processo de Congelamento de Sêmen Humano  

 

O processo de Criopreservação é relativamente simples e ágil. Tudo começa com uma consulta ao urologista, que vai avaliar as razões e as condições de saúde do paciente, solicitando alguns exames prévios. Em seguida, e se tudo estiver certo, é o momento de fazer a coleta do sêmen.  

Tal coleta deverá ser feita na sede do Criovida, contando com toda a infraestrutura e a equipe Hermes Pardini, por meio de masturbação. Para tal, o paciente é encaminhado a uma sala de coleta privada, equipada com um canal adulto, caso deseje algum estímulo, com toda a assepsia e a rastreabilidade que o processo exige.  

Em seguida, o material coletado segue para o laboratório, onde é analisado e processado para, então, ser congelado. No Criovida, isso fica sob responsabilidade de uma equipe altamente especializada. O congelamento, por sua vez, é realizado em um equipamento que faz o resfriamento progressivo de forma controlada, coordenando o trabalho das válvulas que dosam a injeção de vapor de nitrogênio, com os critérios necessários, visando manter a viabilidade da amostra. 

Uma das vantagens desse controle do Congelamento de Sêmen Humano feito por meio de um software é a garantia de que o tempo e a velocidade do resfriamento se deem de forma fiel ao protocolo padronizado para o processo.  

Veja, em detalhes, como ocorre o processo de Congelamento de Sêmen Humano no Criovida  

 

Por que a manutenção a baixas temperaturas é necessária?  

 

Com temperaturas médias inferiores a -150 graus, a atividade metabólica das células é interrompida. Assim, elas preservam as características que tinham quando coletadas. Dessa maneira, os espermatozoides podem permanecer por muitos anos com as características do dia da coleta.  

A variação da temperatura pode comprometer a qualidade do material e o tempo que ele permanecerá armazenado; por isso, o rigor no processo é fundamental. Há, na literatura médica, relatos de uso de sêmen humano após mais de 20 ou 30 anos de seu congelamento 

 

Como utilizar o material congelado?  

 

Vamos imaginar que, após cinco anos, o paciente tenha o desejo de utilizar o material biológico congelado com a intenção de fazer um tratamento de Fertilização. Qual o procedimento?  

O primeiro passo é procurar um médico especializado em reprodução e/ou uma Clínica de Fertilização, passar pelo processo de contratação do serviço e agendar a data. A pessoa deve informar  o médico de que possui material seminal congelado no Criovida.  

Posteriormente, ele tem de entrar em contato com o Criovida, comunicando o desejo de proceder à retirada do material com as informações de qual procedimento de reprodução será realizado e em qual data e local.  

Nessa ocasião, a equipe do Criovida cuidará de transportar o material biológico congelado a uma temperatura ideal para chegar em perfeitas condições. O sêmen é, então, descongelado e estará pronto para ser manipulado.   

A quantidade de material a ser empregada será definida pelo médico responsável pela Fertilização, mas o paciente pode optar por manter as demais amostras congeladas para outros procedimentos futuros. Após a retirada da amostra do congelamento, ela não poderá voltar a esse estado de conservação; por essa razão, a importância de definir juntamente com o médico a quantidade exata que será utilizada 

 

Congelamento de Sêmen Humano, uma decisão a ser tomada com critério  

 

Por se tratar de material delicado e nobre, o sêmen humano deve ser congelado sob os mais rigorosos padrões de assepsia e segurança. Além da qualidade do material, é importantíssimo preservar a viabilidade, bem como a rastreabilidade. Essa é a importância de ter alguns critérios em mente na hora de tomar uma decisão sobre qual empresa escolher, a fim de realizar a Criopreservação.  

Para ajudar você nessa decisão, preparamos um post que discorre sobre tudo o que deve ser avaliado na hora de decidir pela empresa de Congelamento de Sêmen Humano. Confira!  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.