Blog

Quais são as doenças que podem ser tratadas com células-tronco?

Quais são as doenças que podem ser tratadas com células-tronco?

Conheça as principais doenças que podem ser tratadas com células-tronco e por que vale a pena criopreservar o cordão umbilical

Por que as células-tronco são tão poderosas? Com alta capacidade regenerativa, tais células são objeto de estudo e pesquisa da Medicina e apresentam resultados promissores, embora muitos de seus usos ainda sejam experimentais.

Por isso, as células-tronco hematopoiéticas encontradas no sangue do cordão umbilical e da placenta são coletadas minutos após o nascimento do bebê. Se criopreservadas, essas células podem ser usadas no futuro para o tratamento de diversas doenças do sangue, caso seu filho, o dono do material biológico, venha a desenvolvê-las. A seguir, relacionamos algumas doenças que podem ser tratadas com células-tronco.

 

O que são as células-tronco

As células-tronco surgem no ser humano ainda na fase embrionária, anteriormente ao nascimento, e apresentam duas características distintas: elas conseguem se reproduzir, duplicando-se e gerando duas células com características iguais, e conseguem diferenciar-se, ou seja, podem se transformar em diversas outras células de tecidos e órgãos. Por isso, elas são capazes de regenerar órgãos e tecidos lesionados, possibilitando sua recuperação ou tratamento.

Foi em 1957 que houve o primeiro registro bem-sucedido, na História, de um transplante de medula óssea que continha células-tronco, dando início a décadas de um dos mais significativos avanços da Medicina recente. O paciente da época recebeu tratamento para leucemia, com as células de seu irmão gêmeo idêntico. Mas não é só a leucemia que o transplante de células-tronco pode tratar. Veja outras doenças que descreveremos a seguir. A lista é longa e dentro de cada categoria há uma série de variações. Abordaremos as principais doenças que podem ser tratadas com células-tronco.

 

Principais doenças que podem ser tratadas com células-tronco

 

Leucemias

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem mais de 12 tipos de leucemia, doença conhecida popularmente como o câncer do sangue. A leucemia acomete os glóbulos brancos e, por meio de uma mutação, provoca o acúmulo de células doentes na medula óssea, em substituição às saudáveis. Com isso, o paciente passa a ter quadros de fadiga, anemia, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, dentre outros sintomas.

A leucemia é uma das doenças que podem ser tratadas com células-tronco. O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é indicado para casos agudos de leucemia e pode ocorrer por meio do material de um doador. No entanto, o sangue do cordão umbilical não é indicado para  para o tratamento de uma leucemia congênita no mesmo indivíduo (transplante autólogo), porque o sangue do cordão armazenado contém a mesma variante genética ou células pré-malignas que levaram à condição em tratamento.

 

Síndrome mielodisplásica

A síndrome mielodisplásica ocorre quando há problemas na produção e no amadurecimento das células da medula óssea. Muito jovens, elas não estão preparadas ainda para desempenhar suas funções, o que pode comprometer a produção de células saudáveis.

 

Mieloma múltiplo

Trata-se de câncer múltiplo da medula óssea, que afeta células responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias, fragilizando, então, o sistema imunológico. O mieloma múltiplo é uma das doenças em relação às quais há a possibilidade de ser tratadas com células-tronco. Esta enfermidade pode causar problemas ósseos, renais, infecções e diminuição das taxas sanguíneas, além de outras consequências.

 

Aplasia da medula óssea

Quando a medula óssea não produz as células sanguíneas, ocorre a chamada “aplasia da medula óssea” ou “anemia aplásica grave”, que pode causar anemia, sangramentos e infecções. Em grande parte dos casos, a alteração se dá por uma deficiência imunológica, mas também pode decorrer da exposição a substâncias tóxicas como agrotóxicos e drogas.

 

Como vimos, essas são apenas algumas das doenças viáveis de ser tratadas com células-tronco, enquanto muitas outras ainda estão em fase de pesquisa. E, ao contrário do que muita gente imagina, o processo de criopreservação do cordão umbilical é simples, confiável e acessível. Conheça melhor como é feita a coleta de células-tronco e os cuidados essenciais para realização do procedimento.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.