Blog

Parto normal ou cesárea? Entenda como funcionam os dois procedimentos

Parto normal ou cesárea? Entenda como funcionam os dois procedimentos

Uma das grandes dúvidas durante a gestação diz respeito ao nascimento do bebê. Afinal, qual é o mais indicado: parto normal ou cesárea? Existem muitos mitos que envolvem os dois procedimentos, assim como questionamentos bastante comuns em relação a ambos.

Entenda melhor como cada um deles funciona, quando o parto normal ou a cesárea são indicados e quais as características centrais que os diferenciam.   

Como funciona o parto normal  

Diferentemente do que vemos em filmes e novelas, o trabalho de parto costuma ser um procedimento demorado. Ele dura em média de 8 a 12 horas, principalmente na primeira gestação. Tudo começa com as primeiras contrações, que vão se tornando menos espaçadas à medida que ocorre a dilatação do colo do útero, até atingir cerca de 10 centímetros. A partir daí, as contrações passam a empurrar o bebê para fora do útero. Nessa parte, é importante que a mãe também auxilie, fazendo força a fim de facilitar o nascimento da criança.   

Outro fato que foge do senso comum é a ruptura da bolsa amniótica, que pode ocorrer em qualquer instante, geralmente quando as contrações ficam mais fortes. O rompimento não provoca nenhuma dor à gestante, porém acelera as contrações, uma resposta do corpo para que o nascimento aconteça logo.    

pós-parto é bastante tranquilo. A mãe e o bebê ficam em observação médica e é possível que recebam alta em até 36 horas. Em poucas horas, a mulher pode se levanta da cama e movimentar-se de forma normal, mais cedo do que geralmente ocorre em casos de cesariana. Os riscos de infecção e complicação também são menores, tanto para a mãe quanto para o bebê.   

Como funciona a cesárea  

A cesárea é uma cirurgia que dura em média 45 minutos, realizada em uma data predeterminada pelo médico e pelos pais. A incisão é realizada na parte baixa do abdômen, horizontalmente, com cerca de 12 centímetros de extensão. Por se tratar de uma cirurgia, a mãe precisa de anestesia, que age apenas na parte inferior do abdomên e nas pernas, evitando que a gestante fique inconsciente durante o nascimento do bebê.   

O procedimento é bastante rápido. Em grande parte dos casos, o bebê nasce nos primeiros quinze minutos da cirurgia, sendo o tempo restante gasto para suturar a incisão. O pai pode estar presente na sala de parto como acompanhante.   

Quando a cesárea é indicada  

Ao compararmos parto normal e cesárea, o segundo procedimento acaba se tornando alvo de diversas críticas. No entanto, a cirurgia cesariana não é a vilã da história. Isso porque ela é uma alternativa importante em casos nos quais a vida do bebê e da mãe estão em risco ou em situações que inviabilizem o parto normal.   

Descolamento da placenta, malformações congênitas, sofrimento fetal e anomalias são exemplos de situações em que a cesárea é recomendada. Além disso, em casos de bebês com mais de 4,5 kg, o procedimento cirúrgico também é mais seguro, quer para mãe, quer para o bebê.   

Outros casos em que a cesariana se destaca na dicotomia de parto normal ou da cesárea dizem respeito a situações mais delicadas, quando a mãe é diagnosticada com AIDS, HPV ou herpes genital, uma vez que o procedimento evita que o bebê seja contaminado.  

O pós-parto da cesárea é um pouco mais complicado. A internação dura de 2 a 3 dias, e a gestante precisa ficar de repouso até que a anestesia passe e a sonda da bexiga seja retirada. Embora as atividades regulares possam ser retomadas após 30 dias da cirurgia, estima-se que o corpo leve cerca de seis meses para a recuperação total do procedimento.  

Parto normal ou cesárea: qual a melhor opção?  

Atualmente no Brasil a cesárea é um procedimento bastante popular, somando quase 50% dos partos realizados no país. No entanto, quando falamos de parto normal ou cesárea, é indicado que, sempre que possível, o parto normal seja priorizado. Segundo a OMS, apenas em 15% dos casos, a cesárea é recomendada.  

O motivo seria este: quando comparamos ambos os procedimentos, o quadro geral oferecido pelo parto normal apresenta mais pontos positivos em relação à cesariana.   

Embora o parto normal seja mais longo, a dor do pós-parto é menor, há menos riscos de complicação ou do desenvolvimento de possíveis doenças respiratórias para o bebê, a cicatriz é menor e a recuperação também é mais rápida. Ao optar pela cesárea, a mãe precisa fazer repouso de no mínimo 6 horas após o parto, o que não se dá em casos de parto normal. Gestações futuras também se tornam mais fáceis, uma vez que a cesárea pode provocar complicações durante o parto de outro bebê.   

Vale lembrar que, com a intenção de entender se parto normal ou a cesárea é o procedimento ideal para sua gestação, é indicado conversar com o seu obstetra e levar em consideração a recomendação médica. Outra dica importante é criar um plano de parto, no qual a gestante lista o que gostaria que acontecesse ou não durante o nascimento do bebê.  

O que achou do nosso artigo sobre parto normal ou cesárea? Confira também 11 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber!   

 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.