Blog

Ultrassom Morfológico: o que é por que é importante

Ultrassom Morfológico: o que é por que é importante

Durante a gravidez, são feitos vários exames para acompanhar tanto o desenvolvimento do bebê quanto a saúde da mãe. Ao longo das 40 semanas, diferentes tipos de ultrassonografia são efetuados, cada um com um objetivo distinto. O Ultrassom Morfológico, também conhecido como USG, é realizado durante o primeiro e o segundo trimestres da gestação. Sua principal finalidade é identificar malformações, infecções ou condições que possam prejudicar a gestante ou o bebê. A seguir, vamos explicar melhor como esse exame funciona, para que serve e entender por que ele é tão importante.

O que é o exame

O exame de ultrassom é realizado a partir de ondas sonoras que, ao baterem no corpo, têm a característica de voltar em formato de imagens. Com o auxílio de uma sonda, o médico desliza o equipamento pela região abdominal da gestante, enquanto avalia as imagens que aparecem no monitor.

Com base nas imagens do Ultrassom Morfológico, é possível observar o desenvolvimento do bebê, avaliar a sua formação e identificar sua condição de saúde.

Para que serve o Ultrassom Morfológico

Durante o exame de Ultrassom Morfológico, o médico responsável procura avaliar o desenvolvimento do bebê, monitorando os batimentos cardíacos, avaliando o seu crescimento e medindo o tamanho do tórax, do fêmur e do abdômen. A idade gestacional e o sexo do bebê também são confirmados no decorrer do exame.

Além disso, o médico observa a estrutura dos ossos, a formação dos órgãos e da caixa craniana, a fim de diagnosticar possíveis malformações, anomalias genéticas ou ausência de algum órgão.

Estima-se que a Ultrassonografia Morfológica possibilite o diagnóstico de malformações em 90% dos casos, sendo fundamental com o propósito de identificar precocemente qualquer problema, aumentando as chances de corrigir ou performar o tratamento enquanto o bebê ainda está no útero. Nos casos em que não haja tratamento antes do nascimento, o diagnóstico permite que a família possa se preparar para entender como organizar uma rotina que a condição especial do bebê exigirá.

Como é feito o Ultrassom Morfológico

Diferentemente do Ultrassom Obstétrico, a Ultrassonografia Morfológica é realizada em um equipamento específico e com um profissional especializado em Medicina Fetal. O exame é feito num período entre 20 e 40 minutos, durante os quais o médico responsável vai avaliar toda a morfologia do bebê e fazer uma descrição detalhada.

O ultrassom pode ser feito utilizando tecnologias diferentes, sendo a mais tradicional a que apresenta imagens em preto e branco e em 2D. Além dessa, é possível realizar o exame 3D, que permite a visualização mais detalhada do bebê, assim como a 4D, que, afora as imagens tridimensionais, captura os movimentos que o bebê faz durante a ultrassonografia.

O que o Ultrassom Morfológico detecta

Através do Ultrassom Morfológico, é possível identificar:

  • malformação ou ausência do topo da caixa craniana;
  • deformações faciais como lábio leporino ou problemas no desenvolvimento do osso nasal;
  • anomalias no desenvolvimento do coração, como sopro ou arritmia;
  • malformação dos ossos ou da coluna vertebral;
  • ausência ou malformação nos rins;
  • doenças genéticas cromossômicas, como a síndrome de Down.

Outra possibilidade, durante a ultrassonografia, seria a avaliação da formação da placenta, da espessura do colo do útero e do volume do líquido amniótico. O Ultrassom Morfológico também procura identificar possíveis problemas no fluxo sanguíneo do cordão umbilical, responsável por levar oxigênio e nutrientes ao bebê.

É importante ressaltar que o exame não é 100% eficaz no diagnóstico de todas as malformações. Isso porque, durante a ultrassonografia, a posição fetal pode dificultar a visualização de certas anomalias ou elas podem se formar durante o crescimento do bebê.

Quantas morfológicas a gestante faz

No decorrer de toda a gestação, são realizados dois exames morfológicos. O primeiro  na etapa inicial da gestação, por volta da 12ª a 14ª semana. Neste ultrassom, o objetivo é avaliar se há alguma alteração cromossômica, podendo diagnosticar uma possível síndrome de Down. Além disso, o médico mede o líquido presente na nuca do bebê, o que pode indicar alguma malformação no cérebro.

O segundo exame se dá por volta da 20ª a 24ª semana de gestação. Com os órgãos já formados, o médico tem maior visibilidade do desenvolvimento do bebê.

Vale destacar que, caso seja diagnosticada alguma malformação ou anomalia, todos os ultrassons posteriores serão morfológicos, a fim de realizar um acompanhamento mais preciso e cuidadoso da gestação.

Como é o preparo para o Ultrassom Morfológico

Não existe exigência médica ou preparação prévia que deve ser realizada antes do Ultrassom Morfológico. Entretanto, recomenda-se estar com a bexiga cheia, o que pode melhorar a qualidade das imagens. Outra observação importante: é aconselhável que a gestante vá acompanhada de um familiar ou de um ente querido, a fim de obter um suporte emocional, caso o exame identifique alguma malformação ou alteração na gestação.

No Hermes Pardini em Belo Horizonte, o Ultrassom Morfológico é realizado nas unidades Alípio de Melo, Eldorado, Pampulha e Santo Agostinho.

Achou o post sobre Ultrassom Morfológico esclarecedor? Conheça também nosso Guia para Gestantes, fazendo o download gratuito do material, com a lista de todos os exames e as vacinas indicados às gestantes.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.