Blog

Você sabe o que é varicocele?

Você sabe o que é varicocele?

Quando o assunto é saúde e fertilidade do homem, a varicocele é uma das patologias que merecem atenção, visto que está diretamente relacionada à possibilidade de comprometimento da qualidade do sêmen. A varicocele encontra-se presente em 14% a 16% dos homens e é a causa mais comum de infertilidade no homem, seguida de infecções e distúrbios hormonais.  

Com o avanço da Medicina e da tecnologia, ainda que o homem apresente varicocele, é possível corrigir o problema, garantir uma boa qualidade de vida e manter sua capacidade fértil. 

As técnicas de Criopreservação (Congelamento) do Sêmen, associadas à fertilização assistida, serão utilizadas em casos mais extremos e que não respondam aos tratamentos preconizados.    

A seguir, vamos apresentar as principais informações sobre a varicocele.  

Entenda o que é varicocele e suas causas 

A varicocele é definida como a dilatação das veias do cordão espermático ou a presença de um refluxo detectado em exame de ultrassom e doppler da bolsa escrotal. O diagnóstico é inicialmente clínico e será confirmado por imagens.  

Assim como as demais varizes que surgem em outras partes do corpo, a varicocele é causada pela incompetência das veias locais, levando à dilatação e à estase (estagnação) do sangue venoso. Esse quadro proporciona aumento da temperatura dos testículos, má oxigenação e refluxo de metabólicos tóxicos, comprometendo a função testicular e a baixa qualidade seminal.    

Em grande parte dos casos, a varicocele é unilateral e se dá no testículo esquerdo por questão anatômica. Quando essas dilatações ocorrem somente do lado direito, deve ser investigado quadro de obstruções venosas e presença de tumor no retroperitônio.  

Saiba quais são os sinais e os sintomas   

Agora que você já entendeu do que se trata a varicocele, é hora de conhecer as suas manifestações. Todavia, é relevante saber que, em alguns homens, a doença é silenciosa e assintomática, o que reforça ainda mais a necessidade de ir ao médico regularmente. Quando apresenta sintomas, a varicocele se manifesta das seguintes formas:   

  • Desconforto local persistente. 
  • Dor na região do saco escrotal e sem motivação aparente. 
  • Sensação de peso nos testículos.  
  • Alteração na aparência da pele escrotal (é comum ver as veias proeminentes, assim como nas varizes das pernas).  
  • Dificuldade ou demora para que a esposa/parceira engravide. 

Como é feito o diagnóstico 

Após a avaliação clínica, o médico deverá pedir exames de imagem e testes visando à verificação da situação do paciente e ao correto entendimento do caso. E, se confirmada a ocorrência de varicocele, esses vão indicar os tratamentos mais efetivos. Os exames capazes de identificar o quadro são: ultrassom e doppler da bolsa escrotal. 

Tais exames complementares classificam a dilatação venosa em  três graus, I, II e III, dependendo do volume da bolsa e do refluxo. 

A incidência da varicocele aumenta gradativamente até a puberdade, quando atinge o máximo, decresce até o fim da adolescência e, a partir daí, se estabiliza. 

Como em todo quadro patológico, é importante considerar que, o quanto antes for feito o diagnóstico, maior é a efetividade do tratamento. 

Tratamento 

Após ser confirmado que a varicocele está de fato comprometendo a fertilidade do homem, a intervenção cirúrgica é recomendada pelos médicos. Ela poderá ser realizada uni ou bilateralmente, dependendo da presença de dilatação e do refluxo venoso.  

É realizada uma microincisão na pele da região inguinal e ligadas as veias doentes e dilatadas que causam o refluxo. É utilizado um microscópio cirúrgico para a preservação de artérias e linfáticos, evitando complicações pós-operatórias.   

O congelamento do material genético não é exatamente um tratamento, mas é uma garantia de que uma possível infertilidade não influencie no planejamento familiar. O procedimento é relativamente simples e se dá em quatro etapas. Vejamos:  

  • Exames 
  • Coleta 
  • Criopreservação 
  • Armazenamento  

 

É relevante considerar que a infertilidade pode ter múltiplas causas e não é provocada somente pela varicocele. 

Outros quadros como radioterapia, quimioterapia, cirurgia de próstata, doenças degenerativas, uso de determinados medicamentos e profissões de risco levam à perda da fertilidade e isso também pode ser contornado com a Criopreservação do Sêmen. 

E, então, o post ajudou você a entender a varicocele e como lidar com essa patologia de forma efetiva e cuidadosa? Lembre-se de sempre buscar um médico especialista para consultas regulares e em caso de qualquer sintoma ou suspeita da doença.   

Conheça também mais os métodos de Congelamento de Sêmen. No site do Criovida temos bastante informações, e você pode entrar em contato com nossa equipe quando quiser.  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.