Blog

Ansiosa para descobrir o sexo do bebê? Veja as principais alternativas para saber o quanto antes

Ansiosa para descobrir o sexo do bebê? Veja as principais alternativas para saber o quanto antes

Assim que se tem a notícia da gravidez, uma das primeiras expectativas da mãe, do pai, da família e dos amigos é saber o sexo do bebê. A partir disso já se começa a imaginar o rostinho do filho ou da filha, vem a escolha do nome, a montagem do quarto, projetos, presentes e tudo mais.  

Houve um tempo em que só tinha conhecimento se o bebê era um menino ou uma menina no nascimento, mas a curiosidade era tanta, que surgiram brincadeiras, simpatias e lendas e crenças populares acerca da tão esperada descoberta. Embora divertidas e criativas, nem sempre os resultados eram corretos. Brincadeiras à parte, conforme a medicina se desenvolveu, atualmente já contamos com diversas possibilidades de grande eficácia na hora de descobrir o sexo do bebê.  

Você já conhece as principais opções de testes para saber logo o sexo do bebê? Neste post, apresentamos as que têm tido mais eficácia.  

Menina ou menino: o que determina o sexo do bebê? 

Há sempre muitas lendas e histórias em torno desse tema e em algumas culturas nascer um menino ou nascer uma menina tem impactos e situações diversas. Já se acreditou até que as mães escolhiam o sexo do bebê.  

Biologicamente, o sexo do filho é estabelecido no momento da fecundação, quando os gametas se encontram. O óvulo carrega o cromossomo X, determinante do sexo feminino, e o espermatozoide pode carregar tanto o cromossomo X quanto o cromossomo Y. Desse modo, é o cromossomo carregado pelo espermatozoide é que definirá qual será o sexo do bebê, sendo a combinação XX menina e XY menino.  

Embora a determinação seja feita no ato da fecundação, só é possível saber depois de aproximadamente sete semanas, que é quando o bebê começa a produzir os hormônios que atuarão na formação de seus órgãos genitais.  

Exames capazes de descobrir o sexo do bebê 

Vamos agora aos métodos mais seguros, confortáveis e efetivos para saber o sexo do bebê. Vale ressaltar que mitos como preferir alimentos doces ou salgados, barriga mais alta ou mais baixa, mudanças de humor mais frequentes ou menos frequentes são apenas crenças populares e não possuem comprovação científica. Confira então os principais meios: 

Ultrassom 

O ultrassom é exame imprescindível para acompanhar o desenvolvimento do bebê e verificar cada detalhe, o crescimento, a formação do corpo e também para identificar doenças e distúrbios. Entre tantos atributos, está também a descoberta do sexo do bebê, que acontece por meio da análise das imagens captadas. Muitas vezes já se pode saber o sexo do bebê, porém o bebê pode ficar em posições que impedem a leitura. Nesse caso, é preciso esperar o outro mês e torcer para que ele esteja em uma posição que permita observar os órgãos genitais.  

Quando fazer: o ultrassom é realizado em todas as fases da gravidez, mas a descoberta do sexo é possível a partir da 1 semana.  

Teste de Sexagem Fetal 

O teste de sexagem fetal é realizado por meio de exame de sangue da gestante e consiste na identificação dos cromossomos do bebê. Isso porque, durante a gestação, algumas células do bebê circulam no sangue da mãe, o que torna possível avaliar o sangue do filho.  

Este é um procedimento não invasivo e seguro para a mãe e para o bebê. O Laboratório Hermes Pardini disponibiliza esse exame e todas as orientações necessárias para um resultado fiel e eficaz.   

Quando fazer: a partir da 8ª semana completa da gestação.  

Amniocentese 

Esse exame é capaz de identificar diversos fatores, entre eles o sexo do bebê. Consiste na retirada de uma pequena quantidade de líquido amniótico do útero e por meio desse material é possível identificar a presença de alterações ou distúrbios genéticos também. É um procedimento médico e só deve ser realizado por profissionais e institutos capacitados e habilitados para tal.  

Quando fazer: normalmente entre a 15ª e 20ª semana completa da gestação.  

Amostragem de Vilosidades Coriônicas (CVS) 

Muito indicado e eficaz para a identificação de distúrbios e patologias congênitas, a Amostragem de Vilosidades Coriônicas é também utilizado para a descoberta do sexo do bebê. Como se trata de um exame mais complexo, só deve ser realizado a partir da orientação do seu médico e, como os demais, por profissionais e institutos habilitados.  

Quando fazer: indicado para o período entre a 11ª e a 14ª semana da gravidez.  

Agora que você já conhece os principais tipos de exames que podem ser feitos para saber o sexo do bebê, converse com seu médico para que ele possa lhe orientar devidamente. E fique também atenta aos demais exames que você deve realizar em cada fase da gestação. Baixe nosso guia interativo de exames e vacinas para lhe auxiliar na organização da sua rotina durante a gravidez.  

 A tecnologia tem avançado muito no campo da genética, permitindo não somente uma gestação mais segura para a mulher e para o bebê, como também a possibilidade de tratamento de doenças que o filho pode vir a desenvolver ao longo da vida, uma delas é a criopreservação das células-tronco do cordão umbilical. Conheça mais sobre a criopreservação das células-tronco no blog do Criovida 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.