Blog

Como funciona a Inseminação Artificial

Como funciona a Inseminação Artificial

A Inseminação Artificial é uma técnica de Reprodução Assistida, que consiste na fecundação intrauterina do esperma. Também chamada de “Inseminação Intrauterina”, trata-se de uma técnica pouco complexa e bastante atraente para casais homoafetivos, mulheres solteiras ou pessoas que procuram uma alternativa em razão de problemas de baixa fertilidade.  

No artigo a seguir, vamos entender como a Inseminação Artificial funciona na prática, para quais casos ela é indicada e quais as taxas de sucesso do procedimento.   

O que é a técnica de Inseminação Artificial   

A Inseminação Artificial não é uma técnica recente, existindo registro de uso desde o século XVIII. Desenvolvida nos anos 1970 e 1980 em formato laboratorial, a inseminação é uma forma de Reprodução Assistida, que ocorre quando o sêmen passa por um preparo laboratorial, e os espermatozóides móveis são inseridos diretamente na cavidade uterina. Esse procedimento aumenta a possibilidade de fecundação em situações ou problemas específicos em que o homem ou a mulher possuem baixa fertilidade ou até mesmo infertilidade.    

Como a Inseminação Artificial se dá na prática   

Existem dois tipos de Inseminação Artificial. O primeiro se caracteriza pela Inseminação Intracervical. Assim como na relação sexual tradicional, os espermatozoides são inseridos no colo do útero pelo canal vaginal. Tal procedimento geralmente é indicado quando há algum empecilho que interfira na penetração vaginal.   

A segunda forma acontece pela Inseminação Intrauterina. Buscando aumentar as chances de fecundação do óvulo, o espermatozoide é colocado dentro do útero, sendo uma opção válida em casos de alterações leves e moderadas no sêmen ou quando o canal vaginal é inóspito para os espermatozoides.   

Como é feita a preparação para a Inseminação Artificial  

A fim de que a Inseminação Artificial seja realizada, o sêmen é coletado através da masturbação. Aconselha-se uma abstinência sexual de 2 a 7 dias, para que haja maior contagem espermática, aumentando as chances de sucesso. O material coletado é enviado a um laboratório com vistas à preparação seminal, que avalia e concentra os melhores espermatozoides para a aplicação. No caso de mulheres que desejam engravidar sem um parceiro, o esperma utilizado pode vir de um doador ou de um Banco de Sêmen.   

O procedimento é realizado no dia da ovulação da mulher. No entanto, ela deve passar por um processo de estimulação ovariana. Para isso, é indicado uma terapia hormonal por 10 dias antes da Inseminação Artificial, com o objetivo de estimular a produção de folículos ovarianos. Após o procedimento, a mulher continua tomando suplementos hormonais de acordo com indicação médica e, dentro de 14 dias, é recomendado que ela faça um teste de gravidez com o objetivo de verificar se houve sucesso na inseminação.  

Quais são as taxas de sucesso da Inseminação Artificial  

A Inseminação Artificial tem uma taxa de sucesso entre 10% e 25%. A probabilidade de fecundação varia de acordo com diversos fatores, sendo a idade da mulher o de maior relevância. Em casos em que a mulher tem mais de 35 anos, a probabilidade de sucesso é menor do que 15%, e acima de 40 anos, a porcentagem cai para 1% a 5%.   

Inseminação Artificial e Fertilização In Vitro (FIV) 

Embora tanto a Inseminação Artificial quanto a Fertilização In Vitro sejam formas de Reprodução Assistida, estamos falando aqui de técnicas diferentes. A Fertilização In Vitro se caracteriza pela fecundação do óvulo em laboratório, com a inserção, após 72 horas, do embrião no útero. Dessa forma, a Fertilização In Vitro é indicada a mulheres inférteis, que fizeram laqueadura ou tenham algum problema que dificulte o processo de ovulação.  

Já a Inseminação Artificial é recomendada quando a mulher tem algum problema no canal vaginal que impeça a fecundação do óvulo, como anticorpos que matam os espermatozoides. Dessa forma, o sêmen é alocado diretamente na cavidade uterina. Além disso, o procedimento é uma opção em casos de sêmen heterólogo ou criopreservado.   

Quando um casal deve procurar pela Inseminação Artificial  

A Inseminação Artificial é indicada quando há algum problema de infertilidade, tanto masculina quanto feminina, seja em casos de baixa contagem espermática, seja em casos de alto número de espermatozoides com formatos anormais, seja em casos de infertilidade inexplicada.   

Em muitas circunstâncias, a inseminação é um recurso interessante para homens que estão passando por algum problema ou doença que possa levar à infertilidade. Em situações como essa, é indicada a Criopreservação do Sêmen, que congela material biológico e oferece a oportunidade, a fim de que o casal possa ter filhos no futuro, oferecendo tempo e possibilidade de escolher o melhor momento para ter um bebê. 

É válido lembrar que existem várias técnicas de Reprodução Assistida, cada uma com um foco específico. Por isso, é importante consultar um médico especializado no assunto com o intuito de que ele possa identificar qual o problema de infertilidade e avaliar a opção mais indicada ao casal ou à mulher que deseja engravidar e constituir uma família.  

O que achou do procedimento da Inseminação Artificial? Conheça também como escolher uma empresa que congele sêmen humano e continue adquirindo mais conhecimento sobre o tema.  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.