Blog

Como funciona o procedimento de Criopreservação de Sêmen no Criovida

Como funciona o procedimento de Criopreservação de Sêmen no Criovida

Homens que se veem diante de alguma situação que ameace a sua fertilidade – tratamentos para o câncer ou alguma doença que impacte sua capacidade reprodutiva – ou que decidem fazer vasectomia têm os avanços da Medicina a seu favor. Realizar a Criopreservação do Sêmen é uma opção que tem ajudado muitos homens a lidar com situações de infertilidade. Ou simplesmente a ter mais tranquilidade na hora de fazer o planejamento familiar. 

O processo de coleta é simples e acessível, mas muitos homens ainda têm dúvidas sobre como funciona. Por isso, este post é dedicado a explicar, em detalhes, como realizamos a Criopreservação aqui no Criovida. Da primeira consulta ao envio do material biológico armazenado para a utilização em uma clínica de reprodução humana assistida. 

Etapas iniciais da Criopreservação de Sêmen 

No Criovida, para você se submeter à Criopreservação de Sêmen, o processo se inicia com uma triagem laboratorial. A partir da coleta de sangue e urina, serão realizados exames a fim de investigar a presença de doenças infecciosas sexualmente transmissíveis. Nessa oportunidade, deverá ser colhido também uma amostra de sêmen para a realização de um espermograma. 

Liberados os resultados dos exames laboratoriais, será agendada uma consulta clínica entre você e o médico. A análise clínica é feita por um urologista.  Nessa conversa, levando em conta a análise dos resultados dos exames,o médico vai entender melhor sua motivação para optar pela Criopreservação de Sêmen. Além  disso, vai tirar todas as suas dúvidas em relação aos procedimentos e as etapas do processo. 

Uma vez liberado pelo urologista, você estará pronto para a coleta de sêmen, com fins de criopreservação e armazenamento. Para isso, você deverá manter abstinência de ejaculação (seja por relações sexuais, seja por masturbação), por um período de 2 a 7 dias, até o dia da coleta. 

Como é a coleta de sêmen 

A coleta do sêmen é feita por masturbação. Visando assegurar as condições ideais de assepsia e a rastreabilidade do material, a coleta é realizada somente no Criovida. 

No Criovida, o cliente conta com a infraestrutura Hermes Pardini e orientação da equipe laboratorial. A sala de coleta tem toda a privacidade necessária para a sua segurança e tranquilidade. Elas são equipadas com toalete individual e canal adulto, caso precise de estímulos. 

Assim que é coletado, o material segue para o Laboratório de Sêmen. Lá ele será analisado, processado, submetido a tratamento para crioproteção, congelado e, por fim, armazenado. De cada coleta de sêmen processado e congelado, é reservada uma alíquota para a realização do Teste de Descongelamento. Isso vai fornecer informações sobre como os espermatozoides daquela amostra passaram pelos processos de congelamento e descongelamento. As informações são muito importantes para que, em caso de uso futuro do material, os profissionais da clínica de reprodução humana assistida possam decidir sobre a técnica de fertilização mais adequada a ser empregada no tratamento. 

Finalizado o processo, você receberá um Relatório que contenha todos os resultados dos exames realizados. O resultado do Teste de Descongelamento e informações sobre a quantidade final de material armazenada. 

Da coleta ao congelamento 

O congelamento do material biológico garante que a atividade celular seja interrompida. Isso faz com que ele mantenha suas características preservadas até que seja feito o descongelamento, no futuro, caso isso ocorra. Por isso, tal processo deve ser rigoroso. 

No Criovida, o controle do congelamento é feito de maneira rígida, com tecnologia computadorizada, o que garante variações mínimas nas condições internas do equipamento congelador, conferindo mais rigor e qualidade ao processo. O armazenamento de longo prazo do material congelado é realizado em tanques, cuja manutenção da temperatura dentro das condições ideais é assegurada por uma Central de Controle, de onde é possível acompanhar e, se necessário, realizar adequações. 

E quando chegar a hora de descongelar? 

Uma vez mantidas as condições ideais, o material biológico pode permanecer congelado por anos e até décadas. Até que você decida utilizá-lo para tratamentos de fertilização assistida, se for o caso. 

Assim que iniciar o tratamento, você deve informar à equipe Criovida sobre a data e a clínica de fertilização escolhida. Nesse momento, você será orientado sobre como proceder para a formalização da Autorização de Remoção do Material Armazenado e seu envio  ao Serviço de Reprodução Assistida. 

O transporte do material até a clínica é feito em contêineres do tipo dry shippers, que garantem a manutenção das condições ideais de temperatura e, consequentemente, a preservação apropriada do material. Todo o deslocamento do material nos contêineres, realizado desde a saída do material do Criovida até a chegada à clínica escolhida, tem o perfil térmico registrado por data loggers acoplados a sensores, permitindo  a total rastreabilidade de temperatura durante o transporte. O material é então entregue à clínica, que assume a custódia dele para prosseguir com as etapas seguintes, aplicáveis ao tratamento de fertilização. 

Por que optar pelo Criovida 

Com o histórico de toda a tradição e excelência do Grupo Pardini, o Criovida foi inaugurado em 2005, com sede em Belo Horizonte, como uma unidade dedicada à Criopreservação e ao armazenamento de sangue e tecido do cordão umbilical e, posteriormente, de sêmen. Com uma equipe altamente qualificada de médicos, biólogos e biomédicos treinados nas mais modernas e eficazes técnicas de congelamentoarmazenamentorecuperação de amostras e controle de qualidade, o Criovida também se destaca pelo  fato de trabalhar com logística própria. 

Isso garante, além da eficiência nos serviços, a manipulação dos recipientes criogênicos e o transporte dos materiais sob as mais rigorosas normas de controle de qualidade, permitindo que o material coletado, processado, congelado e armazenado no Criovida chegue ao seu destino final dentro de condições de acondicionamento e dos prazos que garantem a sua viabilidade. 

O atendimento humanizado também é um diferencial e um aspecto primordial para os clientes, que buscam o serviço de Criopreservação quando desejam conceber um filho ou diante de risco iminente de infertilidade, ambos  considerados momentos delicados da vida. Além disso, sua família pode ter a certeza de contar com as melhores tecnologias e metodologias disponíveis no mercado. Como vimos, o processo de coleta do material biológico para a Criopreservação do Sêmen é bastante simples e rápido. No entanto, escolher uma empresa confiável é imprescindível para o sucesso do procedimento, já que a manutenção da qualidade do material depende do rigor dos processos e dos controles internos e também da tecnologia empregada. Buscando entender melhor quais critérios avaliar na hora de escolher uma empresa que congele o sêmen, confira este post que preparamos sobre o assunto. 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.