Blog

Contrações na gravidez: como funciona o tempo de contração?

Contrações na gravidez: como funciona o tempo de contração?

As contrações na gravidez ocorrem por volta das semanas finais da gestação. Geralmente elas indicam que o parto está próximo e que, em breve,  o bebê vai nascer. Entender o tempo de contração é fundamental. É com ele que é possível identificar quando é preciso procurar seu obstetra, se as contrações são verdadeiras ou se são apenas contrações de treinamento e em que momento chegará a hora do parto . No artigo a seguir, vamos entender melhor como o tempo de contração funciona e como é possível acompanhá-lo.   

Tipos de contração na gravidez 

De modo geral, existem dois tipos de contração: as que acontecem na hora do parto e que indicam o momento em que o bebê vai nascer, e as contrações de treinamento, também conhecidas como “contrações de Braxton Hicks”.    

As contrações de Braxton Hicks são bastante semelhantes às contrações do instante do parto. A principal diferença é que elas não dilatam o útero, caracterizando um alarme falso. Isso faz com que seja difícil identificá-las, principalmente porque se dão nas semanas finais da gestação.   

As contrações de treinamento costumam ser mais leves, e o tempo de contração, irregular. A dor geralmente ocorre no abdômen (barriga) ou na virilha, diferentemente das contrações verdadeiras, que surgem na região das costas. Com o objetivo de diminuir o incômodo provocado por elas, é indicado um banho quente e a ingestão de bastante líquido.  

Vale lembrar que, se as contrações estiverem intensas e dolorosas, mesmo antes da 37ª semana da gestação, é importante procurar um médico, uma vez que podem não ser contrações de Braxton Hicks, e sim contrações verdadeiras, o que enunciar algumas vezes um parto prematuro.   

Outros sinais que indicam o trabalho de parto  

Além das contrações, existem outros sinais que demonstram que a mulher está entrando em trabalho de parto. A bolsa com o líquido amniótico vai romper durante as contrações. Ademais, o tampão mucoso, responsável por vedar a cavidade uterina, vai cair. A barriga também muda de formato e fica enrijecida durante as contrações.    

Como é a dor de uma contração?  

As dores da contração se assemelham com cólicas mestruais. A dor geralmente se localiza nas costas, na região da lombar, e se estende até a barriga. Inicialmente, o tempo de contração acontece em intervalos entre 30 e 20 minutos. À medida que o parto se aproxima, o tempo de contração diminui – pode variar de 5 a 3 minutos –, as dores se intensificam e  de forma mais prolongada.   

Tempo de contração: o que cada intervalo quer dizer  

Embora sejam uma parte importante da gestação, muitas mulheres, principalmente mamães de primeira viagem, não identificam inicialmente que estão entrando em trabalho de parto, confundindo as contrações iniciais com azia, indigestão ou gases. Uma dica importante é avaliar se o tempo de contração está ocorrendo em intervalos regulares e se a dor está localizada na região correta.   

O trabalho de parto normal costuma durar de 8 a 12 horas. Em alguns casos, pode se estender por até 24 horas. No entanto, cada caso é um caso. Já nas cirurgias cesarianas programadas, a contração não faz parte do parto, exceto em situações emergenciais, quando o bebê não está posicionado corretamente ou quando há alguma complicação.   

O tempo de contração inicial costuma durar cerca de 25 a 35 segundos, em intervalos entre 30 e 20 minutos. Nessa etapa, não faz muito sentido se dirigir ao hospital ou ligar para o seu médico. Isso porque não haverá dilatação suficiente para que o bebê nasça.  

Além disso, ainda não é indicada a aplicação da anestesia, caso a gestante opte por ela, uma vez que essa é aplicada usualmente quando as contrações estão mais fortes.  

Geralmente, quando a mulher vai até o hospital com o tempo de contração nesse estágio, é comum a equipe médica enviá-la de volta para casa, evitando que um leito seja ocupado sem necessidade. Vale ressaltar que, caso haja sangramento, excesso de pressão na região da pélvis ou secreção abundante, é importante procurar o hospital e verificar a necessidade de exames e avaliar se esses sinais indicam algum tipo de complicação.   

Conforme as contrações vão evoluindo e o parto se aproxima, o tempo de contração aumenta, e os intervalos diminuem. Quando o nascimento do bebê está próximo, o tempo de contração dura 45 segundos, com intervalos de 10 minutos a 5 minutos. Nessa hora, é indicado que a mulher vá ao hospital ou entre em contato com o médico obstetra.   

Quando o tempo de contração atinge cerca de 60 segundos com intervalos de 5 a 3 minutos, isso quer dizer que a dilatação está próxima dos 10 centímetros, caracterizando o momento do parto.  

Como contar o tempo de contração na gravidez  

Como vimos, mensurar o tempo de contração é importantíssimo a fim de saber o momento ideal de ir para o hospital e se o parto está próximo. Por isso, é indicado cronometrar tanto os intervalos quanto a duração de cada contração. Procure anotar e registar cada uma delas, buscando facilitar o acompanhamento.   

Vale lembrar que, se houve a intenção no Plano de Parto de armazenar o sangue do cordão umbilical por meio da Criopreservação, é importante avisar antecipadamente tal situação ao enfermeiro responsável pela coleta, para que ele possa realizá-la corretamente e a tempo.   

Pensando em preservar as células-tronco do cordão umbilical? Confira como escolher uma empresa de Criopreservação.  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.