Blog

Descubra 8 mitos e verdades sobre o sêmen humano 

Descubra 8 mitos e verdades sobre o sêmen humano 

Líquido viscoso e esbranquiçado, o sêmen humano é um fluido orgânico que contém espermatozoides – a célula reprodutora masculina –, além de outras secreções. Sua função é, portanto, reprodutora, ou seja, de transportar os gametas masculinos do testículo até o óvulo, a fim de que haja a fecundação após o ato sexual.    

O sêmen é também a matéria-prima para o processo de Criopreservação, que coleta o material biológico, processa e o armazena a baixas temperaturas, para que possa ser usado, no futuro, em tratamentos de Fertilização.    

Apesar de sua importância, no entanto existem muitos mitos que envolvem o sêmen humano, seja por tabu, seja por falta de informação, seja por estar relacionado ao sexo. Neste post, vamos falar sobre algumas dessas curiosidades e esperamos esclarecer suas dúvidas, caso haja. Boa leitura!   

   

1. Uma única ejaculação pode ter mais de um bilhão de espermatozoides   

Verdade. O volume de sêmen em uma ejaculação varia de homem para homem, mas costuma girar em torno de 2 ml a 5 ml, ou seja, algo entre uma colher de café e uma colher de chá. Em média, cada mililitro de sêmen humano pode carregar até 300 milhões de espermatozoides.  Assim, uma ejaculação pode conter até 1 bilhão e 500 mil espermatozoides.    

 

2. Homens produzem sêmen desde bebês   

Mito. A capacidade de produzir sêmen se desenvolve nos homens apenas na puberdade. A produção de espermatozoide leva cerca de 9 semanas, mas pode durar até 74 dias.   

 

3. O sêmen pode ter cores diferentes   

Verdade. Apesar de ser, em geral, esbranquiçado ou semitransparente, o sêmen humano pode apresentar cores diferentes. No entanto, nem sempre isso é um bom sinal.    

Sêmen amarelado, por exemplo, pode indicar a presença de alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou mesmo desidratação. Já a cor levemente marrom pode dar indicativos de algum problema na próstata ou na vesícula seminal. Sêmen com vestígios de sangue pode ocorrer em consequência de uma doença ou de um trauma na região escrotal.    

Assim como o aspecto – que também varia de acordo com a dieta –, o cheiro e o gosto do sêmen humano variam de acordo com cada indivíduo, sua saúde e seus hábitos de vida. Isso, aliás, nos leva ao próximo tópico.    

   

4. Sêmen humano tem cheiro de água sanitária   

Verdade (mas não uma regra). O sêmen é composto de proteínas, enzimas e minerais e tem um pH alcalino superior a 7. Por isso, seu cheiro é muitas vezes comparado ao da água sanitária ou ao do cloro, que também são substâncias alcalinas.    

O cheiro do sêmen é muitas vezes comparado com o de água sanitária ou cloro e está relacionado com os seus componentes, já que, além dos espermatozoides, o sêmen também contém vários tipos de proteínas, enzimas e minerais. Estas substâncias normalmente têm um pH alcalino, ou seja, superior a 7, que é o mesmo tipo de pH da água sanitária e do cloro, sendo essa a principal razão para terem cheiros semelhantes.    

No entanto, como vimos acima, o cheiro varia de homem para homem e de acordo com seu estilo de vida.    

   

5. É possível gozar sem ejacular   

Sim, é verdade. A sensação de orgasmo (gozo) é uma combinação de sensações físicas com um estado mental de prazer. A ejaculação, no entanto, embora costume acompanhar o gozo, é algo totalmente diferente. Nem sempre ela é um indicativo de prazer na relação sexual.    

   

6. O líquido pré-ejaculatório não engravida   

Mito. O líquido expelido logo antes da ejaculação, chamado de pré-ejaculatório, tem a função de lubrificar a vagina para a penetração e pode, sim, conter espermatozoides.    

   

7. Sêmen humano faz bem para a pele      

Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é o sêmen humano. Entretanto, a informação de que o sêmen humano faz bem para a pele ou para os dentes não tem comprovação científica; por isso, é um mito.    

Apesar disso, há registros de que o material já tenha sido usado na indústria de cosméticos ou até como ingrediente culinário.   

   

8. Ejacular na água não engravida    

Verdade. Esse também é um tema que suscita bastante dúvidas. Afinal, corro o risco de engravidar se tiver relações sexuais na água, como em banheiras ou piscina? Bom, a resposta é sim e não. Se o homem ejacular na água, não há risco de gravidez. No entanto, se, mesmo dentro da água, ele ejacular dentro do canal vaginal, existe, sim, o risco de gravidez. Assim, a recomendação é sempre usar preservativo ou outro método anticoncepcional, caso o casal não tenha interesse de engravidar.    

   

E então? Com este post, sanamos algumas de suas dúvidas sobre o sêmen humano? Caso você esteja pesquisando mais sobre o tema e queira entender melhor a infertilidade masculina, confira este post. Nele, explicamos o que é a infertilidade masculina e como saber se você é infértil. Abordamos também a Criopreservação como uma das maneiras de contornar esse quadro.    

   

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.