Blog

Entrei em trabalho de parto. Ainda consigo contratar o Criovida?

Entrei em trabalho de parto. Ainda consigo contratar o Criovida?

A preparação para o momento do parto é bem complexa. É sempre bom ter uma lista bem completa em mãos para que você não se esqueça de nada na hora que o bebê der sinais de que está querendo, de fato, vir ao mundo. Malas para a maternidade, com roupas para a mãe, para o recém-nascido; lembrancinhas; plaquinha do quarto, roupinha de deixar a maternidade; e todos os detalhes que vão acompanhar esse momento mágico.  

Para que o seu trabalho de parto seja o mais tranquilo possível, é importante estar com tudo organizado. As malas de maternidade, por exemplo, devem estar prontas já na 37ª semana de gestação, caso haja algum imprevisto. Já o Plano de Parto, outra importante decisão que pode influenciar a sua experiência de parto, deve estar finalizado e impresso para ser entregue na maternidade assim que você der entrada. E quanto ao registro fotográfico e/ou de vídeo desse momento, quem vai fazer: o papai, um familiar ou uma equipe profissional? Além disso, é bom começar a pensar no futuro com a Criopreservação das Células-Tronco. Até que momento é possível optar por ela?  

Se você já vem pesquisando sobre Criopreservação de Células-Tronco, sabe que elas são um recurso preventivo para a saúde do seu filho no futuro. Caso ele venha a contrair determinadas doenças, as células-tronco podem ser coletadas no momento do parto através do sangue do cordão umbilical. Neste post, explicamos melhor sobre o processo e o prazo mínimo para tomar essa decisão tão importante.   

  

Como funciona a coleta de sangue do cordão umbilical e placentário para a Criopreservação  

As células-tronco hematopoiéticas são consideradas um material nobre e muito importante. Elas têm uma capacidade única de se desenvolverem, podendo dar origem a qualquer tipo de célula hematopoiética presente no corpo humano. Dessa forma, elas podem substituir células danificadas em decorrência de doenças hematológicas, tornando-se um recurso precioso para alguns tratamentos. No caso das células-tronco hematopoiéticas, especificamente, elas podem ser utilizadas em transplantes de medula óssea de forma autóloga, ou seja, para o próprio dono do material – o bebê de cujo cordão e placenta o sangue foi coletado.     

Conheça, em detalhes, a importância das células-tronco  

Por restarem presentes no cordão umbilical e na placenta, as células-tronco hematopoiéticas só podem ser coletadas no momento do parto, imediatamente após a clampagem do cordão. Assim que o procedimento é feito, o material é encaminhado ao laboratório, junto do sangue da mãe, coletado na maternidade. Lá essas amostras passam por diversos exames. Se tudo estiver dentro dos parâmetros exigidos, o sangue do cordão é preparado para o congelamento em nitrogênio, que vai mantê-lo em suas condições para uso futuro.   

Quem estará apto a fazer a coleta do sangue do cordão e da placenta na maternidade serão profissionais credenciados ao Criovida ou também médicos indicados pela família. Em relação à coleta por médicos indicados, a data do parto deve ser comunicada com antecedência, o Contrato de Prestação de Serviços deverá ser assinado, para  que as orientações e o kit de coleta sejam disponibilizados para o médico com antecedência, no que diz respeito à logística de entrega. Agora, se a coleta estiver sob responsabilidade dos profissionais credenciados ao Criovida, os pais devem acionar o telefone de plantão do Criovida quando estiverem se deslocando para a maternidade. O ideal é que seja com pelo menos 3 horas de antecedência, a fim de que o profissional tenha tempo hábil para o deslocamento. Atendemos demandas com ou sem Contrato prévio assinado.    

Saiba quais são todos os cuidados necessários durante a coleta de células-tronco hematopoiéticas  

  

Já entrei em trabalho de parto. Ainda posso contratar o Criovida?  

  Vejamos esta situação: se os pais ainda não se decidiram pela Criopreservação do Sangue do Cordão Umbilical com antecedência, mas, no momento em que a gestante entra em trabalho de parto, o casal muda de ideia e resolve optar pelo serviço. Ainda é possível contratar o Criovida?   

A resposta é sim.   

O trabalho de parto costuma durar de 6 a 14 horas, podendo se estender até 24 horas em alguns casos. Assim, desde que haja tempo hábil para a equipe do Criovida se deslocar até a maternidade escolhida, é possível, sim, contratar o serviço de Criopreservação, mesmo depois de a gestante ter entrado em trabalho de parto. O Criovida fará todo o processo de coleta das amostras maternas e do sangue do cordão umbilical, e os pais assinarão nesse momento somente um Termo de Compromisso, Posteriormente, quando a família já estiver em casa, faremos a parte burocrática visando à formalização do Contrato de Prestação de Serviços.  

  

Vantagens de escolher o Criovida  

Se você já se decidiu pela Criopreservação e está pesquisando empresas que fazem o serviço, vai se interessar em saber que você pode contar com a tradição e a infraestrutura do Grupo Hermes Pardini na hora de se submeter à Criopreservação. O Criovida é uma unidade especializada, inaugurada em 2005, com atendimento humanizado, profissionais de excelência, constantes investimentos em pesquisa e tecnologia. Além disso, disponibiliza ao bebê vários benefícios nas Unidades do Hermes Pardini em Belo Horizonte até que ele complete um ano de idade.   

Pensamos em tudo para oferecer a você e a sua família praticidade, agilidade, confiabilidade, qualidade e segurança em todo o processo.   

Para conhecer, em detalhes, como todo o processo de Criopreservação de Células-Tronco é realizado no Criovida, baixe este e-book gratuitamente.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.