Blog

Novembro Azul: mês de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: mês de prevenção ao câncer de próstata

A nossa saúde não é de ferro! Por isso, manter um estilo de vida saudável, focado na prevenção a doenças é tão importante. Isso inclui adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, ter um hobby e cultivar relacionamentos – aspectos importantes para a saúde mental – e, claro, fazer visitas regulares aos médicos.   

Mesmo com tantas informações disponíveis, muitos homens têm resistência a fazer consultas regulares, isso muitas vezes em razão de preconceito. Infelizmente, essa atitude se traduz em tristes estatísticas: o câncer de próstata já é a segunda maior causa de mortalidade masculina.     

Pensando em colocar a saúde do homem em pauta e ampliar o debate, especialmente em torno do câncer de próstata, todos os anos é realizado o Novembro Azul, mês de campanhas especiais em instituições, empresas e na sociedade como um todo, para aumentar a conscientização sobre o tema.    

Falar de saúde é coisa de homem, sim   

O que você faria se soubesse que existe 90% de chances de você evitar uma doença grave?   

Tomando só o caso do câncer de próstata como exemplo, esta é a probabilidade real: 90% dos casos são curáveis, se diagnosticados precocemente. No entanto, por acreditar que sua masculinidade pode estar, de alguma forma, ameaçada, muitos homens negligenciam os cuidados com a saúde.     

Cerca de 70% dos homens só vão a consultas médicas quando acompanhados, e 50% deles só procuram um especialista quando apresentam algum sintoma avançado, segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem.    

No entanto, cuidar da saúde e adotar hábitos saudáveis não demonstram fraqueza, mas autoconhecimento e segurança em relação à própria masculinidade. No caso do câncer de próstata, o cuidado pode salvar vidas.   

Como detectar precocemente o câncer de próstata    

O câncer de próstata é um tumor maligno, que pode se disseminar de forma rápida, tornando-se letal. No entanto, entre as complicações possíveis causadas pelo câncer de próstata, estão a incontinência urinária e a disfunção erétil. Além disso, a infertilidade pode ser uma das consequências do tratamento do câncer, seja de qualquer tipo.    

Isso não é, porém, o que ocorre na maioria dos casos. Pode-se levar anos para que a doença se desenvolva até chegar a um estado avançado. Por isso, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, menores são os riscos de uma possível complicação, uma vez que os tratamentos aplicados serão mais conservadores e menos agressivos.   

Infelizmente, cada vez mais, essa doença tem acometido pacientes mais jovens, o que faz da prevenção a conduta mais relevante. Ter bons hábitos alimentares, evitar o consumo de álcool e o tabagismo, assim como uma rotina de exercícios regulares são benéficos na prevenção do câncer de próstata.   

Outro conselho: a partir dos 45 anos, é recomendado que todo homem visite o urologista anualmente para exames específicos. Homens com histórico de câncer de próstata na família ou pacientes negros – a incidência de câncer de próstata é maior em homens negros – devem antecipar o início das consultas para os 40 anos.   

Conheça mais detalhes do câncer de próstata, sintomas e tratamentos neste post.    

Como é uma consulta com o urologista?   

Uma dúvida comum é em relação à consulta com o urologista. De que maneira ela se dá? Como é feito, de fato, o exame de toque retal?  

De acordo com o que vimos, a recomendação é de que homens com mais de 45 anos visitem o urologista regularmente a fim de proceder à realização dos exames preventivos ao câncer de próstata. Um deles é o exame de toque retal.   

O exame de toque retal dura, em média, um minuto e é realizado no próprio consultório do urologista. Durante o procedimento, o médico introduz o dedo indicador no ânus do paciente com o intuito de sentir a próstata, avaliando sua consistência e a presença ou não de nódulos no local. A posição para que o exame seja realizado varia de paciente para paciente. Em geral opta-se pela inclinação sobre a mesa ou deitado. Buscando evitar incômodos ou dor, o médico utiliza luvas de látex ou de plástico lubrificadas.   

Além do exame de toque retal, é recomendado que seja realizada, de forma complementar, a coleta de sangue próprio aexame de PSA, que avalia os níveis do antígeno prostático específico.   

Seguindo esses cuidados, é possível manter a saúde em dia e, mesmo em caso de diagnóstico de câncer de próstata, receber os tratamentos adequados rapidamente.   

E, então, as informações sobre o câncer de próstata foram úteis pra você? Para continuar lendo mais sobre saúde masculina e descobrindo como se cuidar, entenda o que é a infertilidade masculina, suas principais causas, bem como sintomas e tratamentos.   

  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.