Blog

Vai nascer! Quais são os sinais do trabalho de parto?

Vai nascer! Quais são os sinais do trabalho de parto?

Durante os nove meses da gravidez, a mulher experimenta sensações únicas. Mudanças no corpo, no apetite, na disposição, no sono, na libido, na pele. São muitos os sinais de que uma vida está sendo formada dentro do seu corpo, e cada um deles marca uma fase de experimentações e descobertas.   

Mas e quando finalmente chega a hora do nascimento? Quais são os sinais do trabalho de parto e o que fazer quando eles ocorrem? A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como a data provável para o parto (DDP) a 40ª semana de gestação, contada a partir do primeiro dia da última menstruação. No entanto, o bebê pode chegar ao mundo, a qualquer momento, a partir da 37a semana de gestação – antes disso, o nascimento é considerado prematuro. Para que você se sinta mais segura quando esse momento tão especial chegar, neste post vamos explicar os principais sinais do trabalho de parto e o que você deve fazer quando eles surgirem. Boa leitura!   

Nem tudo são sinais do trabalho de parto…  

  

Ao longo da gravidez, alguns eventos inéditos acontecem no corpo da mulher. É comum, por exemplo, que gestantes vivenciem o aumento de secreções vaginais e corrimentos, como processos naturais das mudanças hormonais no organismo. Se esses mucos e líquidos forem de aspecto leitoso ou transparente, sem odor forte ou cor alterada, em geral, não há com o que se preocupar: eles não são sinais do trabalho de parto ainda.   

As contrações de Braxton Hicks também são frequentemente confundidas com os sinais do trabalho de parto, principalmente por mamães de primeira viagem. Elas podem começar   ao longo de toda a gravidez – sendo mais intensas no último trimestre – e uma de suas características é que são contrações irregulares, ou seja, sem ritmo definido, além de curtas e indolores.   

Isso se dá para que o corpo da gestante se prepare para a hora do parto. Muitas vezes, são consequência de algum esforço, de atividade sexual ou simplesmente do deslocamento do bebê na barriga. Assim, se você sentir o endurecimento da barriga, mas essa contração não suceder de forma ritmada, fique tranquila. É apenas o seu corpo se ajustando às grandes mudanças da gravidez.   

  

Chegou a hora: identificando os sinais do trabalho de parto  

  

Ao chegar no último trimestre da gravidez, é importante estar atenta aos sinais que o seu corpo dá. Os principais deles são:   

  

Pressão na barriga  

Um dos primeiros indicativos de que o parto está próximo é quando a mulher começa a sentir mais pressão na parte inferior da barriga – e essa pressão aumenta com o passar dos dias, sinal de que o bebê está cada vez mais baixo. Tal pressão acontece porque o bebê está se posicionando para o nascimento e pode ser sentida semanas ou apenas dias antes da data do parto.   

  

Rompimento da bolsa amniótica  

O rompimento da bolsa é talvez um dos sinais do trabalho de parto mais conhecidos e também mais retratados em filmes e novelas. Também conhecido como “estouro da bolsa”, ele se caracteriza pela perda de líquido amniótico pela vagina, o que pode ocorrer em pequenos jatos ou em grandes quantidades, variando de gestante para gestante. Sua causa é o aumento da pressão interior e o aumento das contrações, que faz com que a membrana da bolsa estoure, fazendo escapar o líquido amniótico, que é incolor e com odor comparável ao da água sanitária. Se a bolsa for rompida, é provável que o parto se realize dentro de cerca de 24 horas. Por isso, quando isso se der, é importante ligar para e equipe de parto imediatamente.   

Mas a mulher pode estar em trabalho de parto, mesmo sem que a bolsa se rompa. Apenas 25% das mulheres têm o rompimento da bolsa como um dos grandes sinais do trabalho de parto – e algumas vezes isso é feito pelo médico, de forma manual, na maternidade.   

  

Perda do tampão mucoso  

A excreção de muco espesso e gelatinoso também é um dos sinais do trabalho de parto. Isso ocorre quando o tampão que fecha o colo do útero durante a gravidez é rompido e pode ser verificado em até duas semanas antes do parto. Se você vir pequenas quantidades de sangue no muco, não se assuste. Elas podem ser causadas pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos no processo. Mas, se a quantidade de sangue for grande, entre em contato imediatamente com seu médico.   

  

Contrações uterinas  

Um dos indicativos mais característicos de que o bebê está pronto para vir ao mundo é a presença de contrações uterinas ritmadas. Elas têm duração de poucos segundos, são similares às cólicas menstruais; no início, com intervalos de 30 a 20 minutos. Mas se tornam mais intensas na medida em que o momento do parto se aproxima, e os intervalos entre uma e outra caem para até 5 a 3 minutos.   

Por isso, quando começar a sentir contrações, lembre-se de anotar os horários e os intervalos. Ou pedir que algum acompanhante se encarregue disso quando elas se tornarem muito fortes. Esse registro é muito importante para a equipe que vai conduzir o parto.   

E, então, já está se sentindo mais preparada para identificar o momento do parto? Aprenda, neste post, como contar o tempo de contração e boa hora!  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.