Blog

Descubra 5 decisões que impactam a saúde do bebê dentro da barriga

Descubra 5 decisões que impactam a saúde do bebê dentro da barriga

Os cuidados com a saúde de seu filho, principalmente durante a primeira infância, podem ter impactos durante toda a vida dele, garantindo que ele se desenvolva plenamente. Mas o investimento em saúde começa muito antes, ainda com o bebê dentro da barriga.   

Se você está grávida ou está planejando engravidar, conheça o que você deve fazer desde o início da gravidez para isso. Veja a seguir.   

  

Decisões que impactam a saúde do bebê dentro da barriga  

  1. Fazer o Acompanhamento Pré-Natal 

Uma das decisões mais importantes que você pode tomar ainda com o bebê no ventre e que vai impactar a saúde dele é fazer o Acompanhamento Pré-Natal durante todo o período de gestação.   

A recomendação é que a primeira consulta com o médico seja marcada assim que a gravidez for detectada ou houver suspeita de gravidez. Se não for possível, antes de completar os três meses ou 12 semanas de gestação – período mais decisivo para a saúde do bebê. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, o retorno da primeira consulta deve ocorrer 15 dias após a primeira visita ao médico. Até a 28ª semana, as consultas devem ser semanais. De 28 a 36 semanas, as visitas ao médico passam a ser quinzenais e voltam a ser semanais quando a gestante chega às 36 semanas de gravidez até o termo da gestação.    

No Pré-Natal são feitas consultas clínicas e exames laboratorais, em que são avaliados o crescimento e o desenvolvimento do bebê, os batimentos cardíacos, seus movimentos e, um dos momentos mais esperados, o sexo do bebê.   

Além disso, o Pré-Natal é importante para avaliar o ganho de peso da mãe, fazendo ajustes na dieta, caso ela esteja ganhando muito ou pouco peso. Outro ponto a observar é a necessidade de fazer reposição de vitaminas, como o ácido fólico, que ajuda a prevenir malformações. Por fim, a grávida também passa por exames importantes a fim de verificar a preexistência de alguma doença que possa, de alguma maneira, impactar a gravidez ou a saúde do bebê.   

Tudo isso sem falar no momento de troca de informações com o médico. A gestante e a família aprendem mais do momento tão especial que estão vivendo, tiram suas dúvidas sobre o parto e os primeiros meses de vida do bebê e se preparam para essa grande mudança em suas vida.   

2. Cuidar da alimentação 

O que você come durante a gestação também será o que vai nutrir o seu bebê dentro da barriga. Por isso é muito importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes que vão proporcionar o desenvolvimento adequado ao bebê.   

Assim, é muito importante ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes ao longo de toda a gravidez, proteínas e alimentos que são fonte de ácido fólico (brócolis, couve, espinafre, feijão, tomate), ferro (feijão, grão-de-bico, ervilha, ovo, folhas verdes), cálcio (vegetais escuros, gergelim, produtos lácteos), zinco (feijão e castanhas), ômega 3 (óleo e semente de linhaça, abacate, azeite de oliva extravirgem, nozes, chia), vitamina A (ovos, cenoura, abóbora, manga, brócolis, pimentão amarelo, iogurte) e vitamina B12 (produtos lácteos, ovos). Todos esses alimentos são essenciais ao bom desenvolvimento do bebê dentro da barriga, bem como a ajudar o corpo feminino a se preparar para produzir o leite materno. Alimentos processados e principalmente ultraprocessados, em geral, devem ser consumidos com cautela.   

Além disso, caso a gestante tenha predisposição a desenvolver diabetes ou outra doença, é importante consultar também um nutricionista ou um nutrólogo com o intuito de  que o acompanhamento seja mais personalizado.   

E, claro, nunca é demais falar que cigarro e bebidas alcoólicas podem ser muito prejudiciais ao desenvolvimento do bebê dentro da barriga e não devem ser consumidos.   

3. Praticar exercícios físicos  

Exercícios físicos são essenciais em qualquer fase da vida. Eles dão tônus muscular, ânimo e disposição, melhoram o humor, a circulação sanguínea, entre tantos outros benefícios. Durante a gravidez, eles são ainda mais importantes. No entanto, é imprescindível que eles sejam feitos após avaliação médica. Em geral, caminhadas e exercícios de baixo impacto como yoga, hidroginástica e pilates são os mais indicados.   

No final da gravidez, os exercícios físicos são importantes não só para a saúde do bebê dentro da barriga, mas também para facilitar o trabalho de parto.   

4. Tomar as vacinas necessárias   

As primeiras vacinas de um ser humano devem ser tomadas logo após o nascimento, mas é ainda com o bebê dentro da barriga da mãe que elas se tornam essenciais para a saúde dele. Com o sistema imunológico em desenvolvimento, o bebê adquire anticorpos da mãe durante a gestação, por meio do cordão umbilical. Eles vão protegê-lo nos primeiros anos de vida até que ele possa tomar todas as vacinas. Por isso, a mãe deve estar com a saúde a vacinação em dia e também ter conhecimento das vacinas contraindicadas nessa fase.   

Saiba quais são as vacinas indicadas para gestantes e tire suas dúvidas sobre alguns mitos relacionados à vacinação durante a gravidez  

5. Optar pela Criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas  

Outra decisão que deve ser tomada com o bebê ainda dentro da barriga é em relação à contratação de um serviço de Criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas. Se você nunca ouviu falar sobre isso, saiba que é algo que pode ter impacto na vida do seu filho até mesmo na vida adulta.   

Isso porque o processo de Criopreservação é a coleta e o armazenamento – a baixíssimas temperaturas – de células-tronco do bebê, extraídas do sangue do cordão umbilical e da placenta logo após o parto. Essas células são um material nobre. Isto é, só podem ser colhidas no momento do parto, e consideradas superinteligentes, pois têm capacidade de se regenerar, dando origem a tecidos de qualquer órgão do corpo humano.   

Assim, caso seu filho venha a precisar de um transplante de medula óssea, essas células podem ser usadas, uma vez que são 100% compatíveis.   

Quer entender melhor como funciona o processo de Criopreservação? Conheça detalhes sobre o passo a passo, os benefícios e a acessibilidade neste E-book gratuito.  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.