Blog

Quem deve optar pela Criopreservação de esperma e por quê

Quem deve optar pela Criopreservação de esperma e por quê

A Criopreservação de Esperma é usada para ajudar pessoas a conceber bebês. O processo é seguro e continua a melhorar à medida que a tecnologia avança.   

A Criopreservação de Esperma se refere ao congelamento e ao armazenamento do sêmen de um homem. O material pode ser congelado indefinidamente até ser necessário para procedimentos de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), inseminação intrauterina (IUI) ou doação de esperma.  

A Criopreservação de Esperma é utilizada, há mais de 40 anos, ajudando casais a ter filhos desde os anos 1970. No entanto, a prática pode prejudicar a saúde do material reprodutivo. Dessa forma, durante esses anos, surgiram novos avanços e práticas clínicas para preservar essa integridade. É necessário, portanto, procurar por empresas que garantam o uso de técnicas avançadas. Veja aqui o que você precisa levar em consideração antes de contratar uma empresa de Criopreservação de Sêmen. 

Normalmente, o homem escolhe congelar o seu material biológico quando irá se submeter a um tratamento médico que possa interferir em sua fertilidade, incluindo vasectomia, alguma cirurgia na região genital ou quimioterapia para o tratamento de algum câncer. Um homem também pode optar por congelar o sêmen se ele estiver em uma linha de trabalho que o exponha a risco de vida ou que, por outro lado, coloque sua fertilidade em risco.  

Neste artigo, você vai entender melhor o funcionamento dessa técnica, para quem se destina e por que é a opção ideal para a manutenção do planejamento familiar em muitos casos.  

O que é Criopreservação de Sêmen?  

O congelamento de esperma é o processo de coletar, analisar, congelar e armazenar o sêmen de um homem. As amostras são posteriormente utilizadas em tratamentos de fertilidade próprios ou doadas a outros casais ou a outros indivíduos. Esse processo é conhecido como Criopreservação, e o local onde ficam armazenados os materiais é o Banco de Sêmen.  

 

O processo de Criopreservação de Esperma envolve:  

  • Triagem de rotina para infecção (HIV, hepatite e teste rápido de reagina plasmática para sífilis e outros).  
  • Fornecimento de amostra de sêmen ou se submeter a uma coleta de esperma.  
  • Análise laboratorial da quantidade e qualidade do esperma.  
  • Congelamento de esperma viável.  
  • Armazenamento do esperma indefinidamente.  

 

Como é a coleta do sêmen?  

O esperma é normalmente coletado através da masturbação. O homem pode optar por coletar sua amostra em casa ou na Clínica de Criopreservação, tomando sempre cuidado para evitar a contaminação da amostra. Se o esperma não estiver presente na amostra ou se o homem não conseguir ejacular, uma recuperação cirúrgica para remover o esperma diretamente do testículo é outra opção.  

Também é solicitado aos homens que se abstenham de atividade sexual por aproximadamente dois dias antes da consulta para permitir a melhor amostra possível. Uma vez que uma amostra de sêmen é fornecida, ela é testada quanto à quantidade, à forma e ao movimento de espermatozoides.  

Em seguida, as amostras são separadas em vários frascos para ser congeladas. São então encaminhadas ao laboratório, onde os técnicos usarão agentes de crioproteção (anticongelante) visando ajudar a preservar e a proteger as células espermáticas.   

O esperma congelado é, então, armazenado no laboratório. Quando necessário, o esperma será descongelado, lavado e testado quanto à mobilidade antes do uso em tratamentos para fertilidade e inseminação.  

  

Quem deve optar pela Criopreservação de Esperma e por quê?  

Os principais benefícios da Criopreservação de Esperma é permitir que um homem preserve o seu material biológico, garantindo a conservação dos espermatozoides por tempo indeterminado, para uma futura fertilização e crescimento da sua família, no caso de bancos próprios, ou ofereça seu material para pessoas que desejam ter filhos, mas não podem, no caso de Bancos de Sêmen abertos.   

 

O Banco de Sêmen (Criopreservação de Esperma) é indicado para os seguintes casos: 

  • Pacientes que iniciarão tratamentos quimioterápicos e radioterápicos.  
  • Pacientes que desejam fazer vasectomia.  
  • Pacientes que vão se submeter a tratamentos de Reprodução Assistida.  
  • Fase anterior a cirurgias de próstata, de testículo e outras que possam comprometer a ejaculação ou a produção de espermatozoides.  
  • Uso de medicamentos que interferem na produção e/ou qualidade de espermatozoides.  
  • Profissões de alto risco para a fertilidade, como mergulho, exposições a agentes químicos, agrotóxicos, radiação que comprometam a espermatogênese.  
  • Varicocele.  
  • Doenças degenerativas.  
  • Tratamentos contra infecções virais.  

  

Existem riscos para a Criopreservação de Esperma?  

Não há riscos ou efeitos colaterais para coletar amostras de sêmen quando feito de forma natural. Se a extração cirúrgica for necessária, há pequenos riscos, como em qualquer cirurgia, como sangramento ou desconforto.  

O congelamento de espermatozoides é usado com sucesso há décadas para ajudar as pessoas a conceber bebês. O processo é seguro, padronizado e continua a melhorar à medida que a tecnologia avança.  

A principal preocupação com o congelamento de espermatozoides é que nem todos os espermatozoides sobrevivem ao processo de congelamento e descongelamento. No entanto, como a maioria das ejaculações de sêmen contém um número elevado de espermatozoides, a chance de ter material saudável o suficiente para tratamentos de fertilidade é muito alta. 

Contudo, a capacidade das células espermáticas sobreviventes de fertilizar um embrião não é comprometida durante o processo de congelamento ou descongelamento. Considera-se que a Criopreservação não tem limite de tempo, e os espermatozoides armazenados até 20 anos foram usados em tratamentos de fertilidade.  

Mas há alguns detalhes que precisam de atenção a fim de assegurar a saúde do material. Em primeiro lugar, se o homem for passar por tratamentos de câncer, é importante congelar o sêmen o quanto antes. Tanto a radioterapia quanto a quimioterapia podem afetar a contagem e a saúde dos espermatozoides. Dessa forma, é necessário procurar um Banco de Sêmen o quanto antes.  

O outro detalhe é confiar em empresas sólidas no mercado. Suas amostras podem precisar ficar armazenadas durante muitos anos. Seria salutar ocorrer uma falência desta, por exemplo, por mais métodos de segurança empregados na transferência para outros bancos neste caso.  

Além disso, é fundamental contar com equipamentos de última geração e um corpo clínico de alta confiança. Dessa forma, escolha uma empresa que já tenha experiência nessa área e possa oferecer essa garantia. Neste artigo, você confere os itens que deve analisar antes de contratar uma empresa para fazer tal procedimento.  

 

CRIOPRESERVAÇÃO: Banco de sêmen. Entenda o processo e como ele funciona no Criovida.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.