Blog

Tratamentos de Fertilização: como saber quais são os indicados para cada caso

Tratamentos de Fertilização: como saber quais são os indicados para cada caso

Você criopreservou seu sêmen com a intenção de utilizá-lo no futuro e sente que está chegando a hora de solicitar o material e fazer um Tratamento de Fertilização. Mas como saber quais tratamentos são indicados para o seu caso?   

A Reprodução Assistida – ou Tratamentos de Fertilização – é um ramo da Medicina que auxilia casais e pessoas que desejam gerar filhos, porém possuem problemas de infertilidade ou qualquer outra dificuldade para iniciar uma gestação. À medida que a Ciência avança, os tratamentos estão cada vez melhores, e mais e mais bebês nascem mediante essas técnicas.   

Tais Tratamentos de Fertilização geralmente são recomendados de forma muito particular: a técnica que você deve fazer dependerá da causa de sua infertilidade ou da de sua parceira. Somente o médico poderá apontar o melhor tratamento.  

Neste post, veremos alguns dos Tratamentos de Fertilização mais conhecidos, entender quando são os indicados a cada caso e saber distinguir os prós e os contras de cada um deles.  

Tipos de Tratamento de Fertilização  

1. Medicamentos de fertilidade  

Como funciona? 

Normalmente, são medicamentos injetados ou tomados em forma de pílula. Eles funcionam ao liberar hormônios que induzem a ovulação com o intuito de expandir a produção de óvulos e tornar o útero mais receptivo à implantação do embrião.  

Quando é indicado?

É ideal para mulheres que não ovulam regularmente ou cujos parceiros possuem esperma de qualidade muito baixa. Deve ser evitado por mulheres que tenham danificado ou bloqueado as trompas de falópio ou que sejam portadoras de cicatrizes de endometriose (neste caso, o mais indicado seria a Fertilização In Vitro).  

Além disso, a taxa de sucesso de mulheres que tomam os comprimidos, ovulam e engravidam é de cerca de 40% a 45%; até 50% das mulheres que ovulam como resultado das injeções engravidam.   

Prós: os medicamentos são normalmente a primeira escolha no Tratamento de Fertilidade graças ao seu baixo custo e à relativa conveniência.  

Contras: efeitos colaterais poderão ser sentidos, como um possível inchaço, dor de cabeça, ondas de calor e náuseas. Já com as injeções, esses efeitos costumam ser piores e incluem risco de partos de múltiplos, parto prematuro e formação de grandes cistos ovarianos.  

2. Inseminação Artificial (também conhecida como “Inseminação Intrauterina” ou IUI)   

 

Como funciona? O esperma especialmente preparado é inserido diretamente no útero por meio de um cateter fino e flexível durante a inseminação. Este é um dos métodos de fertilidade mais comuns. Se essa técnica for a mais indicada ao seu caso, o médico pode recomendar que você tome medicamentos indutores da ovulação cerca de 3-7 dias antes de a Inseminação se realizar, para aumentar as chances de fertilização.  

A Inseminação Artificial se dá da seguinte maneira: o médico introduz um espéculo vaginal (semelhante ao usado no exame papanicolau) e retira o excesso de muco cervical presente no útero da mulher; a seguir, é depositado o esperma.   

Feito isso, a paciente deve ficar por pelo menos 30 minutos em repouso. Além disso, podem ser realizadas até 2 inseminações visando aumentar as chances de gravidez.  

Quando é indicado? Tal tratamento é indicado a homens cujos espermatozoides são de movimento lento, de qualidade inferior ou há contagem baixa de espermatozoides. E também a mulheres que produziram anticorpos para o esperma de seus parceiros ou cujo muco cervical é muito escasso, ácido ou espesso a fim de transportar o esperma até o óvulo.   

As taxas de sucesso vão depender da idade da mulher e da qualidade do esperma do homem. Em geral, há entre 15% e 20% de chance de concepção por ciclo, com 60% a 70% de chance de gravidez após 6 ciclos.  

Prós: é um procedimento simples, que pode ser realizado em um consultório médico.  

Contras: pode resultar em nascimentos múltiplos e possíveis efeitos colaterais dos medicamentos para fertilidade.  

3. Fertilização In Vitro (FIV)  

Como funciona? O processo é formado por várias etapas (chamadas de “ciclos”), em que os óvulos são extraídos e fertilizados com esperma em um laboratório. Depois que os embriões se desenvolvem, um ou dois são implantados no útero, e o restante, armazenado.  

 

Quando é indicado? 

A mulheres com idade avançada ou a mulheres com trompas de falópio bloqueadas, gravemente danificadas ou com cicatrizes de endometriose. É uma técnica indicada também a homens que apresentem problemas na produção de gametas e a casais com infertilidade inexplicada.  

As taxas de sucesso vão variar de acordo com a idade: 41% das mulheres (com menos de 35 anos); 32% (idade entre 35 e 37) e 23% (idade entre 38 e 40) engravidam.  

Prós: são selecionados apenas os embriões de melhor qualidade serem transferidos para o útero materno. Há um acompanhamento de perto de médicos e especialistas desde o início do procedimento com vistas a garantir o desenvolvimento efetivo do bebê.    

Os embriões transferidos são congelados, visando aumentar ainda mais as chances de gravidez. Além disso, existe uma eclosão assistida, ou seja, trata-se do acompanhamento do processo que auxilia o embrião ao fixar no útero da mulher, realizando um pequeno orifício na zona pelúcida do óvulo, facilitando a implantação. Todo esse procedimento é feito para possibilitar maior taxa de sucesso. No geral, o óvulo materno e o espermatozóide sempre serão unidos, propiciando assim a fertilização.  

Comparada a outros métodos, como, por exemplo, a Inseminação Artificial, a Fecundação In Vitro é aplicável a uma gama mais extensa de casos, e a probabilidade de gerar uma gravidez de sucesso é muito maior.  

Contras: os tratamentos são mais caros, fisicamente exigentes e requerem um regime rigoroso de medicamentos para fertilidade antes do início de cada ciclo.  

4. Doação de Sêmen  

Como funciona? O sêmen de um homem é usado durante a Inseminação Artificial ou a Fertilização In Vitro 

Quando é indicado? 

Normalmente, é indicado aos casais com infertilidade por fator masculino, homens portadores de doenças genéticas que se preocupam em não transmiti-las aos filhos, a mulheres solteiras ou a casais de lésbicas.  

E como ficam as taxas de sucesso? Bom, cerca de 15% das mulheres que tentam esse método engravidam após um ciclo, e até 80% conseguem engravidar após 6 ciclos.  

Prós: as amostras dos Bancos de Sêmen são obtidas de maneira extremamente segura e criteriosa. A seleção de doadores é rigorosa e pode obedecer a critérios como: o doador não ter casos de câncer e doenças hereditárias na família; a qualidade do sêmen deve  sujeitar se a critérios e padrões de normalidade; os doadores passam por exames que garantam a proteção do sêmen de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).  

O doador de sêmen é identificado por um número. Há total anonimato, sigilo e, em nenhuma hipótese, o doador terá algum vínculo com a receptora ou o filho gerado, especialmente financeiro.  

Além disso, é um tratamento acessível, tendo em vista que há diversas clínicas com Bancos de Sêmen no Brasil. Os valores podem variar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, dependendo do método utilizado, como a Fertilização In Vitro ou a Inseminação Artificial. As taxas de sucesso vão variar também de acordo com o método escolhido.  

Contras: alguns homens podem se sentir desconfortáveis ​​com um doador que não tem relação genética com eles.  

5. Injeção Intracitoplasmática de Esperma (ICSI)  

Como funciona? O embriologista escolhe um espermatozoide único de aparência saudável do sêmen do homem e o injeta diretamente no óvulo da mulher com uma agulha microscópica. Uma vez que se desenvolva, o embrião é transferido para o útero por meio de Fertilização In Vitro 

 

Quando é indicado? 

A injeção intracitoplasmática de esperma é indicada àqueles casais em que o homem tem contagem de espermatozoides muito baixa ou qualidade de esperma ruim. As taxas de sucesso variam: aproximadamente 35% das pessoas submetidas a ICIS com Fertilização In Vitro ficarão grávidas.  

Prós: os homens com uma contagem de espermatozoides muito baixa podem se tornar pais biológicos.   

Contras: o procedimento é caro e complexo. Além disso, os medicamentos necessários para a Fertilização In Vitro podem apresentar muitos efeitos colaterais.  

6. Doação de Óvulos

Como funciona? Os óvulos são obtidos dos ovários de outra mulher (geralmente mais jovem) e fertilizados pelo esperma do parceiro do receptor. Os embriões resultantes são então transferidos para o útero da receptora (a futura mãe).  

Quando é indicado? A mulheres cujos ovários estão danificados, falhando prematuramente ou submetidas à quimioterapia ou à radioterapia. Também é indicado a mulheres mais velhas com má qualidade de óvulos e a mulheres portadoras de doenças genéticas. As taxas de sucesso dessa técnica são: 55% das mulheres que usam óvulos frescos de doadores darão à luz; o número cai para 34%, quando se trata de óvulos congelados.  

Prós: possibilita que mulheres mais velhas e com problemas ovarianos se tornem mães.  

Contras: o procedimento é caro, e o receptor deve tomar uma série de medicamentos rigorosos com muitos efeitos colaterais potenciais. Algumas mulheres sem ligação genética com os óvulos doados podem se sentir desconfortáveis ​​em usá-los, assim como os homens.   

7. Criopreservação

Como funciona? A Criopreservação envolve o congelamento de óvulos, de sêmen ou de embriões, para que eles possam ser preservados e usados no futuro. Geralmente a Criopreservação é indicada a mulheres ou a homens que estejam passando por situações que possam resultar em infertilidade, mas não desejam gerar filhos na ocasião, podendo ter a possibilidade de fazê-los no futuro.   

São obtidas taxas de 90% de sobrevivência em casos de ovócitos, por exemplo, em comparação a 70%, quando se usava o método antigo de Congelação.  

Quando é indicado? A mulheres que desejam ter filhos no futuro; às que possuem histórico familiar de menopausa precoce; a pacientes que vão se submeter a tratamento de câncer ou a qualquer procedimento cirúrgico que possa comprometer a sua fertilidade. Indica-se também a homens que apresentem possibilidade de infertilidade causada por fatores diversos.   

Prós: permitir que um homem ou uma mulher preserve o seu material biológico, garantindo a conservação dos espermatozoides ou dos óvulos por tempo indeterminado, com vistas a uma futura fertilização e ao crescimento da sua família.  

Contras: a taxa de sucesso depende da qualidade do material biológico criopreservado.   

Por fim, existem ainda outras técnicas como “barriga de aluguel”, “cirurgia reprodutiva”, “transferência intrafalópica de gameta”, e outras. Lembrando que, antes de se interessar por Tratamentos de Fertilização ou por Reprodução Assistida, é importante identificar se você de fato está infértil ou se a dificuldade de engravidar não está sendo causada por outros motivos.   

Por isso, é indicado que casais que estejam tentando engravidar sem sucesso, há 12 meses, e têm mantido relações sexuais por pelo menos duas vezes na semana, façam uma visita ao médico especialista. Inicialmente, tanto homens quanto mulheres devem ser testados com o propósito de identificar problemas reprodutivos ou não.  

O que achou dos Tratamentos de Fertilização e de suas indicações? Leia também “Quem deve optar pela Criopreservação de esperma e por quê“.  

 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.