Blog

“Caroço” na bolsa escrotal: o que fazer? 

“Caroço” na bolsa escrotal: o que fazer? 

O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se  tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.  

Também conhecido como nódulo testicular, não é raro, podendo ocorrer em homens adultos, idosos e até mesmo em crianças. No artigo de hoje, vamos entender o que provoca a formação do caroço escrotal, quais são as possíveis causas, como realizar um autoexame e como proceder, caso identificado.  

Sintomas e sinais 

 Este quadro pode vir acompanhado de febre, dores intensas e momentâneas, sensibilidade acentuada, inchaço no testículo, calafrios, enjoo e vômito.  

Possíveis causas 

Existem diversas possíveis causas que podem ser responsáveis pela formação do nódulo testicular, como veremos a seguir: 

Epididimite: 

 Trata-se de uma inflamação no epidídimo, micro túbulo responsável pelo transporte de espermatozoides do testículo para a uretra. O processo inflamatório do epidídimo ou epididimite, leva à formação de nodulação local dolorosa e acompanhada ás vezes, de febre. Pode ser causada por microrganismos associados a DSTs. 

Torções do testículo ou de seu apêndice 

Geralmente acontece em homens com menos de 25 anos, a torção pode provocar não só uma dor intensa e repentina, como também a formação de um caroço na região. Pode surgir devido a um trauma ou por condições genéticas. A torção é uma condição grave, que deve ser tratada em até 12 horas após os primeiros sinais e sintomas para não comprometer a viabilidade do testículo.  

Hidrocele 

hidrocele se caracteriza pela formação de uma bolsa de líquido na região escrotal pelo acúmulo dentro de uma membrana que reveste o testículo. Em recém-nascidos este quadro em geral, regride espontâneamente. Em adultos pode estar associado à traumas locais, processos inflamatórios e tumores. Sempre deve ser avaliada pelo especialista. 

Cisto do epididimo e do cordão espermático 

O cisto se caracteriza pela formação de uma pequena bolsa no epidídimo ou no cordão espermático. Embora não provoque dor, o cisto se desenvolve ao longo do tempo, podendo causar desconforto caso fique muito grande. Geralmente não requer tratamento. Intervenção cirúrgica somente nos casos mais volumosos. 

Varicocele:  

Causa mais frequente de nódulos escrotais, a varicocele se desenvolve em casos de dilatação excessiva das veias, gerando acúmulo de sangue e a formação do caroço. O tratamento da varicocele  caso necessário, em decorrencia de dor, alterações no espermograma e atrofia testicular, é cirúrgico.  

Hérnia inguinal: 

Pode ocorrer em qualquer idade, em homens e mulheres.  Por fragilidade da parede muscular e fatores genéticos, a hérnia se desenvolve quando uma porção de conteúdo intra-abdominal, penetra no canal inguinal até a bolsa escrotal. O tratamento envolve uma intervenção cirúrgica,  

Caroço na bolsa escrotal pode ser um sinal de câncer? 

Embora muitos homens acreditem que o caroço na bolsa escrotal seja sinal de câncer, na maioria das vezes este não é o caso. No entanto, mesmo que infrequente, existe sim a possibilidade de que o nódulo seja o resultado do desenvolvimento de tumor. Diante da presença de nódulos intra-escrotais o urologista sempre deverá ser consultado.  

Como fazer o autoexame na bolsa escrotal 

Na maioria dos casos, a formação do caroço na bolsa escrotal não provoca dor ou desconforto para o homem. Por esse motivo, é importantíssimo que ele realize o autoexame de forma frequente, a fim de identificar o nódulo e facilitar o diagnóstico precoce.  

Para a realização do autoexame na bolsa escrotal, recomenda-se que o homem esteja em pé e, preferencialmente após o banho, percorra a região do testículo apalpando com o indicador e o polegar cuidadosamente, procurando por algum tipo de enrijecimento ou caroço no local.  

Fatores de risco que envolvem a formação do caroço na bolsa escrotal 

Fatores genéticos, e sexo sem proteção são os mais importantes.   

Recomendações em caso de suspeita de caroço na bolsa escrotal 

Caso o homem identifique alguma protuberância ou suspeite de caroço na bolsa escrotal, é recomendado que o mesmo marque uma consulta o mais rápido possível com um urologista. Dessa forma, o profissional de saúde especializado irá realizar o diagnóstico e tratamento adequado.  

Não é recomendado demorar muito tempo para procurar um médico ou realizar qualquer tipo de automedicação. Isso porque o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso do tratamento e evitar qualquer tipo de complicação futura.  

Além disso, o rápido diagnóstico da doença que está provocando o caroço permite que o homem possa tomar certas providências. Em casos de câncer nos testículos onde há riscos de infertilidade, por exemplo, é possível se antecipar e realizar um planejamento familiar, através da criopreservação do sêmen 

Continue estudando mais sobre o tema e conheça também como um banco de sêmen funciona e em quais situações ele é indicado.  

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.