Blog

Como fazer um Planejamento Familiar eficiente

Como fazer um Planejamento Familiar eficiente

A gravidez é um momento único e especial para os pais, para o bebê e para todas as pessoas próximas. Muitas mudanças ocorrem nos nove meses de gestação. São alterações tanto físicas quanto emocionais, que influenciam e mudam o dia a dia dos futuros papais. Antes de vivenciar esse período, o casal pode recorrer a um Planejamento Familiar, com o objetivo de ter mais tranquilidade a fim de alcançar seus planos.   

O Planejamento Familiar é um conjunto de medidas que ajuda homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir uma gravidez não pretendida.   

O Planejamento Familiar é um direito de todos os cidadãos, garantido pela Constituição Federal do país, conforme a Lei Federal nº 9.263/96, que basicamente dá à família o direito de ter quantos filhos quiser, no momento que for mais conveniente para o casal e com toda a assistência necessária visando garantir isso integralmente.   

 

O que é Planejamento Familiar e qual é o seu objetivo?  

 

De acordo com a lei, o Planejamento Familiar é orientado por ações preventivas e educativas, que assegurem acesso igualitário a informações e métodos disponíveis para a regulação da fecundidade.  

Além do mais, esse tipo de planejamento garante o acesso das pessoas aos tratamentos que visem ao auxílio da concepção ou da contracepção e também ao suporte completo da gravidez mesmo após o nascimento. Os pacientes devem receber apoio para as medidas de prevenção, controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e de cânceres relacionados aos órgãos reprodutores.  

O objetivo do Planejamento Familiar, na prática, envolve fatores no âmbito pessoal, incluindo medidas que o paciente deseja implementar com a intenção de ter filhos ou não. Além de conversas com o parceiro, exames em dia, ter um bom médico e até mesmo organização financeira para um novo membro na família.  

 

Qual a importância do Planejamento Familiar?  

 

Esse planejamento é importante para o indivíduo ou para que o casal tenha acesso aos melhores caminhos em relação à concretização de seus objetivos. Isso se aplica também àquelas famílias que não desejam ter filhos.  

No caso do casal que quer engravidar, as ações são direcionadas ao planejamento, aos exames de rotina e às práticas que auxiliem a concepção (como tratamentos de fertilização, se necessários). O Planejamento Familiar inclui também o pré-natal, o acompanhamento de parto, o puerpério e o atendimento neonatal.   

Em casos em que o casal não deseja filhos, são tomadas medidas de contracepção para evitar uma gravidez não planejada ou indesejada. As opções de tratamento, nesses casos, incluem uso de contraceptivos (anticoncepcionais, DIU, preservativo, etc.) ou até mesmo esterilização (vasectomia ou laqueadura).  

 

Planejamento Familiar: como fazer?  

 

Tenha um médico de confiança  

Primeiramente, buscando colocar os planos em prática, o suporte médico é fundamental. Afinal, os exames médicos são importantes visando determinar quais tratamentos são os mais indicados para cada situação, seja para concepção, seja para contracepção.  

A capacidade da mulher de escolher “se” e “quando” engravidar tem um impacto direto sobre a sua saúde e o bem-estar. O Planejamento Familiar permite o espaçamento de tempo entre as gestações e pode atrasar a gravidez em mulheres jovens com maior risco de problemas de saúde e morte por gravidez precoce.  

Além disso, o médico poderá auxiliar no que diz respeito a formas de contracepção que trarão menos impactos na rotina e na saúde da mulher.   

E, se o desejo for passar por um procedimento de Esterilização, o atendimento médico se torna importante para esclarecer as condições em que os procedimentos serão realizados, os eventuais riscos da cirurgia e possíveis efeitos colaterais, a fim de que assim os pacientes consigam fazer uma escolha consciente. Sem dúvidas, a confiança no profissional é imprescindível para a tomada de decisão.  

 

Planejamento Familiar financeiro  

A chegada de um filho muda não apenas a rotina da vida prática de uma família como também o seu Planejamento Financeiro.  

A partir do nascimento do bebê até o início da fase adulta, um filho vai gerar gastos em razão das mais variadas necessidades, fazendo com que os pais precisem se preparar e se planejar criteriosamente para receber o mais novo membro da família.  

Esse Planejamento Financeiro pode envolver diversas fases como ter um plano de saúde voltado à realização de exames pré-natal e posteriormente aos cuidados com o parto e com o bebê. Além de gastos com enxoval, fraldas, leite, remédios, babá ou creche, dentre outros.  

Por isso, comece anotando todos os rendimentos e as despesas da família, avalie como está a reserva financeira e qual o valor disponível mensalmente. Isso evita que surjam imprevistos durante a gravidez ou após o nascimento. Assim os pais ficam mais tranquilos para curtir a chegada do bebê.  

 

Diálogo com parceiro  

Conversar com o parceiro é outro passo primordial para o Planejamento Familiar, pois assim é possível compreender quais são os desejos e os objetivos de cada um. A ideia é analisar juntos algumas questões para que:  

 

  • O Planejamento Familiar permita que ambos cuidem melhor de si e de seus filhos.  
  • O Planejamento Familiar traga mais tranquilidade e prazer ao casal, porque eles não terão de se preocupar com uma gravidez não planejada.  
  • Caso não queiram a gravidez, o diálogo sobre a quais métodos contraceptivos pretendem recorrer deixa ambos confortáveis com a situação.  
  • Haja o planejamento não só do primeiro filho, mas dos demais, se for esse o desejo do casal.   

 

Essa é uma chance de se abrir e de ter uma conversa sincera que realmente ajude a você a constituir uma família da melhor forma e na melhor hora.   

 

Entender possíveis complicações 

Embora as complicações da gravidez geralmente sejam leves, algumas podem ser graves.  O Planejamento Familiar ajuda a avaliar quais tratamentos poderão ser necessários, principalmente quando a futura mamãe já apresenta algum histórico de doença.  

Entender possíveis complicações e tudo o que envolve a chegada de um filho deve ser levado em consideração também.  

 

Criopreservação e Planejamento Familiar  

 

A Criopreservação é uma técnica de congelamento de sêmen, com o objetivo de usá-los no futuro e pode ser considerada durante a etapa de Planejamento Familiar. Isso porque, para alguns casais, pode ser difícil conceber um filho. Seja por problemas atrelados à infertilidade masculina, seja em relação a indivíduos que iniciarão tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, seja em relação a homens que desejam fazer vasectomia. Há também aqueles casais que optam por congelar o material biológico com o objetivo de poder utilizá-lo em tratamentos de Fertilização no futuro, no momento em que julgarem mais adequado.   

A Fertilização a partir da Criopreservação traz boas taxas de sucesso e, por isso, é mais uma opção para ser avaliada durante um Planejamento Familiar eficiente. Com todas essas opções, sua família poderá entender seus objetivos e traçar os melhores caminhos com o intuito de alcançá-los.   

Se você e sua família estão começando a fazer o Planejamento Familiar, conheçam mais do processo de Criopreservação de Sêmen no Criovida. Ele pode ser uma das alternativas a serem consideradas para que vocês tenham sucesso em seus planos. 

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.