Blog

O que devo saber do armazenamento de células-tronco do meu bebê

O que devo saber do armazenamento de células-tronco do meu bebê

O parto, momento em que você pega nos braços seu filho pela primeira vez, indiscutivelmente é um evento de muita emoção e que deixa memórias para toda a vida.  

É também uma ocasião importante para a saúde do seu filho: se você optou pela Criopreservação de Células-Tronco do Cordão Umbilical e da Placenta, imediatamente depois  do parto é que elas serão coletadas, podendo ser utilizadas por seu filho dali a alguns anos, caso esse venha a precisar de um transplante de medula óssea.  

 

Entretanto, como isso se dá exatamente? E quais são as outras informações que você deve saber do armazenamento de células-tronco do bebê? Descubra neste post.  

 

A coleta é feita somente imediatamente depois do parto 

 

As células-tronco hematopoiéticas estão presentes em abundância no cordão umbilical do bebê e na placenta e devem ser coletadas logo em seguida à clampagem do cordão umbilical. Dessa forma, assim que o procedimento é realizado pelo médico obstetra, a coleta do sangue é autorizada.  

 

Como a placenta e o cordão umbilical são descartados posteriormente ao parto, esse é o único momento em que a coleta para a Criopreservação a partir desses órgãos pode ser realizada. Assim, é importante que sua família converse a respeito da Criopreservação e decida em relação ao procedimento antes do parto.  

 

As células-tronco do bebê podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças 

 

O sangue que contém células-tronco coletado depois do parto é analisado, processado e congelado – ou criopreservado – sob baixas temperaturas para que conserve suas características iniciais. Assim, se vier a desenvolver doenças do sangue no futuro, o seu proprietário poderá recorrer a essas células-tronco, que foram congeladas ainda saudáveis e poderão dar origem a novas células do sangue saudáveis também.  

 

Dentre as doenças passíveis de tratamento por meio de transplante de medula óssea que contêm as células-tronco criopreservadas, estão:  

 

  • Leucemia 
  • Aplasia da medula óssea 
  • Mieloma múltiplo 
  • Síndrome mielodisplásica 

Conheça mais detalhes dessas doenças e seus respectivos tratamentos aqui 

 

As células-tronco criopreservadas são utilizadas, prioritariamente, de forma autóloga 

 

As células-tronco do cordão umbilical e da placenta são 100% compatíveis com seu proprietário. Por isso, são utilizadas prioritariamente de forma autóloga. Isso significa que ela estará disponível para aquele bebê durante sua vida e pertence a ele (após a maioridade) os direitos de decisão sobre o que pode e deve ser feito com o material criopreservado. Isso inclui até mesmo a autorização de descarte das células-tronco.  

 

Se compatíveis, parentes de primeiro grau também podem receber o transplante de medula óssea 

 

No entanto, são grandes as chances de que parentes de primeiro grau como irmãos sejam compatíveis com o proprietário das células-tronco criopreservadas. Nesse caso e em situações que esses familiares venham a necessitar de um transplante de medula óssea, o proprietário pode autorizar o uso de seu material no tratamento.  

 

A escolha da empresa de Criopreservação deve ser feita com muita cautela 

 

Por se tratar da manipulação de um material nobre e de um procedimento que tem a capacidade de interferir em tratamentos importantes, a Criopreservação é uma decisão que deve ser tomada com bastante consciência e cautela. A escolha da empresa fornecedora do serviço é um dos passos mais importantes para isso.  

 

Optar por uma empresa séria e que segue os mais rigorosos padrões de segurança e higiene vai garantir que a coleta e a manipulação das amostras de sangue em laboratório sejam adequadas, atendendo às normas da Anvisa, e que o material não seja inviabilizado por contaminação.  

 

Além disso, a tecnologia utilizada tanto no transporte quanto na Criopreservação em si deve garantir que haja o mínimo de variação na temperatura de congelamento. Tal procedimento vai permitir que as células-tronco se conservem intactas até o momento em que haja necessidade de ser descongeladas para tratamento.  

 

Para continuar lendo mais sobre o assunto e entender quais critérios deve considerar na hora de escolher uma empresa de Criopreservação, confira este post em nosso site.

Por daniel.assuncao

Compartilhe este conteúdo


Leia Também

Newsletter

Tem interesse em saber mais sobre criopreservação? Deixe seu contato para receber informações exclusivas sobre este universo.